Public university and critical thinking in Brasil
Keywords:
Public university, Professionalization of sociology, Interinstitutional and interdisciplinary experiencesAbstract
Sociology has an important role to rethink the academic and public strategies of
redefining paradigms insofar as it can simultaneously articulate micro and
macrossociological perspectives on institutional, theoretical and political issues. This
paper aims to discuss the role of the public university for a humanistic knowledge in
the social sciences and its relation with the private university. The rescue of a
pioneering initiative that has been developed in the UFC, the College of Advanced
Studies, should be remembered as an exemplary initiative because it points to the
importance of articulating a complex and interdisciplinary thinking that is essential to
rethink the public university.
References
Almeida Filho, N. (2008) Universidade nova no Brasil In: B.S. Santos e N. de Almeida Filho (org.) A universidade no século XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almeidina/CES.
Barreira, I.; Cortês, S. e Lima, J. (2018) A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, v.6, n.13, p. 76-103.
Chaui, M. A (2003) universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ. [online], n.24, pp.5-15. ISSN 1413-2478.
Cunha, L. A. O ensino superior no octênio FHC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 37-61, abr. 2003.
Martins, C.B. (2018) As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, v.6, n.13, p. 9-26.
Ribeiro, D. (1986) Universidade para quê? Brasilia: Editora da UNB.
Salmeron, R. Universidade pública e identidade cultural. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 13(1): 9-26.
Santos, B.S. (1995) Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade, Cap.*: Da ideias de universidade a universidade de ideias. São Paulo: Cortez Editora.
__________ (2008) A universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade In: B.S. Santos e N. de Almeida Filho (org.) A universidade no século XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almeidina/CES.
Signorini, I. (2018) Legitimação de políticas científicas locais em função de demandas de internacionalização da universidade. Cad. CEDES [online]. vol.38, n.105, pp.205-221. ISSN 0101-3262.
Silva, R.B. (2012) A relação universidade-sociedade na periferia do capitalismo. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. vol.27, n.78, pp.25-40. ISSN 0102-6909.
Traina‐Chacon, José‐Marcelo y Adolfo‐Ignacio Calderón, (2014), “A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula”. Revista Iberoamericana de Educación Superior (RIES), México, UNAM‐IISUE/Universia, vol. VI, núm. 17, pp. 78‐100. https://ries.universia.net/article/view/1099/expansao‐educacao‐superior‐privada‐brasil‐do‐governo‐fhc‐ao‐governo‐lula
Weber, S. (2003) Profissionalização docente e políticas públicas no Brasil. Educ. Soc. [online]. vol.24, n.85, pp.1125-1154. ISSN 0101-7330.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).