A universidade pública e o pensamento crítico no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Universidade Pública, Profissionalização da Sociologia, Experiências Institucionais em Curso

Resumen

A sociologia tem um papel importante neste trabalho de repensar as estratégias acadêmicas na medida em que se constitui em uma disciplina que permite articular com sensibilidade as questões institucionais, teóricas e políticas. Neste sentido, este texto-ensaio avança para problematizar o ciclo de profissionalização das ciências sociais e da sociologia e para resgatar iniciativa pioneira que vem sendo desenvolvida na UFC, a do Colégio de Estudos Avançados, buscando articular um pensamento complexo e interdisciplinar de modo a dar visibilidade à produção científica no plano interno e externo à universidade. Aqui, a sensibilidade sociológica se destaca como sendo fundamental para dar coerência ao conjunto de iniciativas.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Professor titular de sociologia da UFPE; professor visitante da UFC (2017-2018); ex-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS); bolsista de produtividade do Cnpq (1B)

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Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Martins, P. H. (2019). A universidade pública e o pensamento crítico no Brasil. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 50(2), 237–253. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/41259