Representações Sociais e "Política" de Classe
Momentos de Constituição Dos Industriais Cearenses Como Sujeito Coletivo
Abstract
Procura-se neste artigo conhecer processos de constituição dos industriais cearenses como sujeito coletivo sob a ótica das representações sociais. Para tanto são analisados discursos proferidos por presidentes da Federação dos Indústrias do Ceará (FIEC), em dois momentos da história da entidade. Nestes, ao edificarem diferentes concepções sobre a relação Estado/empresariado e sobre os papéis desempenhados por ambos na produção da riqueza (do país e da região) é tecida, no plano, simbólico uma 'política" de classe.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).