Professional Masters in Social Sciences and Education Training
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d04Keywords:
Social Sciences, Postgraduate studies, Professional Master'sAbstract
Professional master's degrees have been gaining more and more space in Brazilian graduate studies, however this expansion has occurred in a heterogeneous way in different areas. In the field of Social Sciences, this type of post-graduation is still a recent experience, and is still quite incipient in the areas of Anthropology and Sociology. In order to contribute to the debate, this article analyzes the profile of professional masters in Social Sciences and their relationship with education in Education, focusing on master's degrees from the Joaquim Nabuco Foundation, the University of Pernambuco and the State University of Maringá. We examine the research areas, the curriculum and the profile of the graduates of the programs, as well as the academic profile of the professors.
References
ANDRÉ, M. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, abr./jun. 2017. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao06
AZEVEDO, M. L. N.; OLIVEIRA, J. F.; CATANI, A. M. O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 783- 803 set./dez. 2016. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68576
BARROS, E. C.; VALENTIM, M. C.; MELO, M. A. A.. O debate sobre o mestrado profissional na O debate sobre o mestrado profissional na Capes: trajetória e definições. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 4, p. 124-138, jul. 2005.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, publicado em CAPES. Parecer n. 977 de 03 de dezembro de 1965. (1965). Definição dos cursos de pós-graduação. Recuperado em 30 outubro, 2009, de http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.pdf
BODART, C. N.; CIGALES, M. P. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 2, p. 256-281, jul./dez. 2017.
BOMFIM, A. M.; VIEIRA, V.; DECCACHE-MAIA, E. A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 245-262, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010016
CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020). Documentos Setoriais Vol. II. Ministério da Educação: Brasília, 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf
ESCUDERO MUÑOZ J. M., CAMPILLO DÍAZ, M., SÁEZ CARRERAS, J. El Máster de Formación Inicial del profesorado de Educación Secundaria: revisión, balances y propuestas de mejora. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 23, n. 3, p.165-188, 2019. http://10.30827/profesorado.v23i3.9409
FISCHER, T. Documento - Sobre Maestria, Profissionalização e Artesanato Intelectual. Revista de administração contemporânea, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 353-359, mar./abr. 2010. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000200010MARTINS, C. B. As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 13, p. 9-26, 2018 http://dx.doi.org/10.20336/rbs.256
MICHETTI, M. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 35, n. 102, p. 1-19, fev. 2020. https://doi.org/10.1590/3510221/2020
NADIR, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 2, p. 1-5, abr./jun. 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001
NEVES, C. E. B. Reforma e desafios da educação superior: o processo de Bolonha dez anos depois. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 181-207.
OLIVEIRA, A.; SILVA, C. F. The Sociology of education in Brazil today. Revista de Sociología de la Educación (RASE),Valência, v. 13, n. 1, p. 36-51, jan. 2020. http://dx.doi.org/10.7203/RASE.13.1.14658
REZENDE, F.; OSTERMANN, F. O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 543-558, jul./set. 2015. : http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150030002
SILVA, I. L. F.; LIMA, A. M. S. A formação continuada de professores/as de sociologia da educação básica e os desafios para a pós-graduação stricto sensu. Teoria e Cultura, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 35-49, jan./jun. 2017.
SOBRAL, F. A educação na pós-graduação em sociologia: um objeto esquecido ou escondido?. Revista Estudos de Sociologia [online], Recife, v. 1, n. 19. 2013.
ZARIAS, A.; MONTEIRO, A.; BARRETO, T. V. Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio: a experiência nos horizontes da formação continuada para professores. Revista Brasileira de Sociologia, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p 129-152, jan/jun, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).