Viver e Interpretar o Mundo Social: para que serve o ensino da Sociologia

Autores/as

  • Bernard Lahire École Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon)

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Pedagogia, Cidadania, Conhecimento Crítico

Resumen

O artigo argumenta que o ensino pedagogicamente adaptado da Sociologia, tal como acontece em outras ciências sociais (história e geografia) ou matemática, desde a escola primária, permitiria construir uma resposta adequada às exigências modernas de formação escolar dos cidadãos nas sociedades democráticas. Tornaria possível difundir entre os jovens um olhar rigoroso, interrogador e crítico sobre o mundo, contribuindo para entender o mercado econômico, as organizações produtivas a estratificação social, as desigualdades econômicas, sociais ou culturais. A tomada de consciência sobre a existência das diferenças sociais e culturais contribuiria a desnaturalização do mundo social e para formar cidadãos mais sujeitos de suas ações. 

Biografía del autor/a

Bernard Lahire, École Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon)

Professor de Sociologia na École Normale Supérieure de Lyon.
Responsável pela equipe: “Disposições, poderes, culturas, socializações”, Centre Max Weber (UMR 5283 CNRS).

Publicado

2016-01-21

Cómo citar

Lahire, B. (2016). Viver e Interpretar o Mundo Social: para que serve o ensino da Sociologia. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 45(1), 45–61. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2418