OS PROCESSOS DE REETINIZAÇÃO DA UMBANDA NO CEARÁ
Resumen
Este ensaio trata de processos de reetinização da Umbanda no Ceará entre grupos indígenas que reivindicam o reconhecimento étnico. Este fenômeno de reetinização é observado entre os Pitaguari e os Tremembé, este último foi o grupo étnico a ser reconhecido em primeiro pela FUNAI. A dança do Toré, que foi considerada, em determinado momento, como "coisa de índio velho", tornou-se um indicador da identidade indígena. Quando membros dos Pitaguari e Tremembé aderiram às práticas de Umbanda, passaram a utilizá-la como sendo uma das manifestações culturais diacríticas de reconstrução da etnicidade indígena. E encontraram nessas práticas religiosas, um terceiro espaço, onde os símbolos culturais poderiam ser reinterpretados e selecionados para um fim em particular objetivado por esses grupos.
Citas
BHABHA, Homi K. (2001). O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
CARVALHO, G. Entrevistas Mãe Preta
CASSlRER, Ernest (1992). Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva.
CLASTRES, P. (1962). Échange et pouvoir: philosophie de la chefferie indienne. Paris: L'homme, T. IlI, n. 1.
DELAUNAY, Daniel (1988). La fragilité séculaire d'une peysannerie Nordestine le Ceará (Brésil). Paris: Editions de l'Orstom.
OLIVEIRA Jr., Gerson (2000). Toré: brincadeira dos índios velhos. Reelaboração cultural e afirmação étnica entre os Tremembé de Almofala. São Paulo: Annablume /Fortaleza: Secult.
METRAUX, A. (1943). Le caractère de la conquête jésuitique. Acta Americana, v. 1. PORTO ALEGRE, Maria Sylvia (1992). Fontes inéditas para a história indígena do Ceará. Série Estudos e Pesquisas - Cadernos de Ciências Sociais, n. 20, NEPES / Mestrado em Sociologia - UFC, Fortaleza.
PORDEUS Jr., 1. (2002). Umbanda. O Ceará em transe. Fortaleza: Museu do Ceará. ______ (2002). O caboclo e a ressemantização étnica indígena na Umbanda, in Org. Joceny Pinheiro, Ceará: Terra da Luz Terra dos índios. Fortaleza: MPF /FUNAI/IPHAN.
______ (2000). A magia do trabalho – macumba cearense e festas de possessão. São Paulo: Terceira Margem.
______ (2003). Cearensidade. In CARVALHO, Gilmar de (org). Bonito pra chover-Ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).