Cuando las ciencias sociales se encuentran con la educación

(re) pensar los escenarios contemporáneos de las desigualdades educativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d01

Palabras clave:

sociologia da educação, desigualdades sociales y educativas

Resumen

El propósito de este dossier fue privilegiar el diálogo entre las ciencias sociales y la educación, más específicamente los escenarios de desigualdades en las oportunidades educativas que la investigación actual viene analizando. Los escenarios de desigualdades sociales y educativas se plasman en los artículos seleccionados y aportan varios elementos aún relevantes en el proceso de producción y reproducción de estas desigualdades, como las características de origen y las características de los individuos y grupos encuestados. Finalmente, el presente trabajo señalará formas de pensar aquellas que, aun con avances en el alcance de las políticas educativas, aún existen aristas sociales que deben ser superadas para tener una sociedad más justa y democrática.

Biografía del autor/a

Sara Esther Dias Zarucki Tabac, UERJ

Doutoranda em Ciências Sociais PPCIS/ UERJ (2017/2021). Pesquisadora do LEPES - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Educação Superior - UFRJ e do grupo de pesquisa em Ciências Sociais e Educação (CSE -UERJ) .

Atualmente realizo pesquisas na área da sociologia da educação e desigualdades .
Destaco mais especificamente pesquisas sobre acesso e permanência de estudantes no ensino superior e a formação de professor de sociologia.

Currículo resumido: Doutoranda em Ciências Sociais PPCIS/ UERJ (2017/2021). Mestra em Ciências Socias PUC-Rio (2012), Especialista em Sociologia Urbana UERJ (2016), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais PUC-Rio (2009). Pesquisadora do LEPES - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Educação Superior - UFRJ e do grupo de pesquisa em Ciências Sociais e Educação (CSE -UERJ). Tenho farta experiência como docente em escolas, ONG’s e nas instituições públicas ALERJ e CMRJ. Atualmente realizo pesquisas, publicações e orientações na área da sociologia da educação e desigualdades escolares.

Ruth Maria Moraes Oliveira Prado, UFRJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFRJ, linha de pesquisa Políticas e Instituições Educacionais. Mestre em Educação pela UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - LEPES/UFRJ. Pesquisadora visitante na Universidade de Nova Iorque (New York University - NYU) em 2019, Programa Abdias do Nascimento/CAPES.

Citas

Não tem

Publicado

2020-11-01

Cómo citar

Dias Zarucki Tabac, S. E., & Oliveira Prado, R. M. M. . (2020). Cuando las ciencias sociales se encuentran con la educación: (re) pensar los escenarios contemporáneos de las desigualdades educativas. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 51(3), 15–20. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d01

Número

Sección

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c