Educação e Pensamento Social brasileiro: alguns apontamentos a partir de Florestan Fernandes e Gilberto Freyre

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Educação, Florestan Fernandes, Gilberto Freyre

Resumo

A educação não tem sido um objeto de investigação privilegiado na pesquisa sociológica brasileira, ainda que tenha havido nas últimas décadas um crescimento no interesse
dos sociólogos pela temática; todavia, a gênese da Sociologia brasileira encontra-se visceralmente ligada à questão educacional. Neste trabalho apresento brevemente essa origem nal da Sociologia brasileira, e busco apreender como a questão da Educação se apresenta na obra de dois clássicos do pensamento social brasileiro: Florestan Fernandes e Gilberto Freyre, e, apesar das diferenças substantivas entre estes autores, indico, nas considerações finais desse artigo, alguns pontos de aproximação na perspectiva de ambos acerca desse objeto de investigação.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante em seu Programa de Pós Graduação em Sociologia Política.

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Publicado

2016-01-20

Como Citar

Oliveira, A. (2016). Educação e Pensamento Social brasileiro: alguns apontamentos a partir de Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Revista De Ciências Sociais, 45(1), 15–44. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2417