Os evangélicos na produção visual brasileira contemporânea: análise da polêmica em torno do filme Terremoto Santo

Autores

Palavras-chave:

Documentário, Imagem do Povo, Representação, Subalternidade.

Resumo

Nosso artigo propõe uma análise da polêmica em torno de Terremoto Santo (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, buscando localizá-la, em um primeiro momento, na tradição de representação de pobres e periféricos na arte brasileira; e, em seguida, em uma série mais ampla de polêmicas geradas pela representação de grupos evangélicos na produção visual brasileira contemporânea. Interessamo-nos pelo problema da recepção como elemento chave da produção de sentido e, consequentemente, da controvérsia gerada pelo filme.

Biografia do Autor

Diogo Rodrigues de Barros, Universidade de Montreal

Doutorando em história da arte no Departamento de história da arte e de estudos cinematográficos.

Referências

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Rodrigues de Barros, D. (2019). Os evangélicos na produção visual brasileira contemporânea: análise da polêmica em torno do filme Terremoto Santo. Revista De Ciências Sociais, 50(2), 51–71. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40276

Edição

Seção

Dossiê: Colonialidades do crer, do saber e do sentir - implicações epistemológicas nos estudos da religião