ESPELHO, ESPELHO MEU: UM ESTUDO SOBRE O CORPO NA REVISTA BOA FORMA

Autores

  • Cláudia Borges de Lima Araújo
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

Resumo

Levando em consideração o crescimento dos cuidados com o corpo feminino na sociedade contemporânea e a exposição em diferentes tipos de mídia, este artigo tem como objetivo investigar
como se dão as interações discursivas entre a Revista Boa Forma e a leitora, e os efeitos de sentido produzidos pelas imagens, bem como os textos que as acompanham. Para tanto, escolhemos como corpus de análise uma matéria da seção Fitness + Esportes da Revista Boa Forma do ano de 2017, intitulada #SeisMesesEmForma. A coleta de dados se deu por meio da investigação da reportagem sobre uma leitora frente a um desafio proposto. Os resultados apontam para uma interação entre a revista e a leitora que vai além do periódico, modificando assim, o comportamento da leitora. Como aporte teórico, serão utilizados conceitos da Ecologia da Interação comunicativa, proposta na Análise do Discurso Ecológica (COUTO, 2015).

Palavras-chave: Corpo feminino. Saúde. Discurso. Interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

ARAÚJO, Cláudia Borges de Lima; COUTO, Elza Kioko Nakayama Nenoki do. ESPELHO, ESPELHO MEU: UM ESTUDO SOBRE O CORPO NA REVISTA BOA FORMA. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 37, p. 124–134, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/50105. Acesso em: 19 abr. 2024.