ESPELHO, ESPELHO MEU: UM ESTUDO SOBRE O CORPO NA REVISTA BOA FORMA
Resumo
Levando em consideração o crescimento dos cuidados com o corpo feminino na sociedade contemporânea e a exposição em diferentes tipos de mídia, este artigo tem como objetivo investigar
como se dão as interações discursivas entre a Revista Boa Forma e a leitora, e os efeitos de sentido produzidos pelas imagens, bem como os textos que as acompanham. Para tanto, escolhemos como corpus de análise uma matéria da seção Fitness + Esportes da Revista Boa Forma do ano de 2017, intitulada #SeisMesesEmForma. A coleta de dados se deu por meio da investigação da reportagem sobre uma leitora frente a um desafio proposto. Os resultados apontam para uma interação entre a revista e a leitora que vai além do periódico, modificando assim, o comportamento da leitora. Como aporte teórico, serão utilizados conceitos da Ecologia da Interação comunicativa, proposta na Análise do Discurso Ecológica (COUTO, 2015).
Palavras-chave: Corpo feminino. Saúde. Discurso. Interação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).