ABORDAGEM LINGUÍSTICO-ECOSSISTÊMICA DA LINGUAGEM RURAL: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos primeiros resultados de uma pesquisa sobre a variedade do dialeto rural brasileiro falada no povoado de Major Porto, município de Patos de Minas. As bases teóricas e a metodologia são as da linguística ecossistêmica, uma das variantes da ecolinguística. Ele apresenta alguns dos principais conceitos da teoria que serão utilizados na pesquisa. Apresenta também alguns dos primeiros resultados já encontrados na área da sintaxe, da fonologia e da léxico-semântica. Esses dados foram coletados junto a duas informantes. O pano de fundo de toda a investigação é mostrar o que o dialeto tem, não o que ele não tem, como “ausência de concordância”, focalizando exclusivamente nele, não nele comparativamente à “língua padrão”.
Palavras-chave: Dialetos rurais. Dialetos urbanos e estatal. Ecolinguística. Linguística ecossistêmica.
Método da focalização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).