Anúncios

Chamada para submissão de artigos – 2025 (DOSSIÊ) - DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

2025-03-19

CHAMADA PARA SUBMISSÃO

DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, v. 47, n. 95, 2025. 

DOSSIÊ TEMÁTICO

DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

APRESENTAÇÃO

A Revista Educação em Debate tem a satisfação de apresentar o dossiê temático Diálogos epistêmicos em Filosofia e Educação: desafios contemporâneos, historicidade e práticas pedagógicas. Este dossiê objetiva promover uma reflexão sobre as múltiplas interações entre Filosofia e Educação, considerando os fundamentos filosóficos da educação, bem como a historicidade das concepções pedagógicas, os desafios enfrentados no cenário educacional atual e as práticas que emergem dessas interações.

A relação entre Filosofia e Educação tem sido fundamental para a construção do pensamento crítico e para a formulação de paradigmas que orientam a formação humana e o desenvolvimento social. Nesse sentido, o dossiê se propõe a reunir pesquisas que problematizem os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação, bem como suas articulações com os desafios políticos, sociais e culturais da contemporaneidade.

Os artigos aqui apresentados devem abordar questões como as seguintes: a influência de diferentes correntes filosóficas na Educação, os desdobramentos das teorias pedagógicas no ensino formal e informal, o impacto das políticas educacionais na constituição do conhecimento, além de experiências inovadoras e reflexões críticas sobre práticas docentes.

EIXOS TEMÁTICOS

  1. Filosofia e Educação: a influência dos paradigmas filosóficos na construção do conhecimento pedagógico.
  2. Historicidade do Pensamento Educacional: transformações e permanências das concepções filosóficas na educação ao longo da história.
  3. Práticas Pedagógicas e Filosofia Contemporânea: novas abordagens e desafios para o ensino na era digital.
  4. Contribuições da Filosofia para a Educação em diferentes períodos históricos.
  5. História das Instituições Escolares: o desenvolvimento das escolas como espaços de formação e socialização ao longo dos séculos numa perspectiva filosófica.
  6. Políticas Educacionais Contemporâneas: análises e impactos das diretrizes educacionais no cenário atual do ponto de vista filosófico.

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ

▪️ Prof.ª Dr.ª Maria João Mogarro – Universidade de Lisboa – ULisboa – Lisboa – Portugal

▪️ Prof.ª Dr.ª Erbenia Maria Girão Ricarte – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza - Brasil

▪️ Prof. Dr. Flávio Chaves Muniz – Universidade Estadual do Ceará – UAB/UECE – Fortaleza – Brasil

EDITORA-CHEFE

Prof.ª Dr.ª Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza – Brasil

PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS

20 de junho de 2025

NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS

Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions 

Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:

http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL 

reducacaoemdebateufc@gamil.com

OBSERVAÇÕES 

  1. Ao enviar o artigo para o e-mail acima, colocar no campo “Assunto” o nome “Dossiê 2025”.
  1. Se o artigo enviado estiver fora da temática do dossiê, ele será direcionado para o fluxo contínuo da revista, porém o autor será informado disso para fins de sua anuência.
  1. Continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao v. 47, n. 94, de 2025 da revista Educação em Debate - FACED-UFC.
Saiba mais sobre Chamada para submissão de artigos – 2025 (DOSSIÊ) - DIÁLOGOS EPISTÊMICOS EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, HISTORICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

Edição Atual

v. 46 n. 92 (2024): Educação em Debate - Fluxo Contínuo
					Visualizar v. 46 n. 92 (2024): Educação em Debate - Fluxo Contínuo
Publicado: 2024-12-24

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Educação em Debate (EemD) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, periódico de fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022), pertencente à Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC, foi criada no ano de 1978 com o objetivo inicial de fazer a publicação da produção científica dos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Posteriormente passou a receber artigos de colaboradores externos enfocando temas relativos à Educação de um modo geral e suas áreas afins em nível nacional e internacional.

Atualmente, a Revista Educação em Debate recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação. 

Destacamos que, até o ano de 2015, a Revista Educação em Debate (EemD) era somente impressa. Em 2016, passou a ter também uma versão digital. De 2016 a 2020, a EemD apresentou tanto uma versão impressa quanto uma versão digital. Por fim, a partir de 2021, a EemD passou a ser publicada, exclusivamente, em ambiente digital.

PERIODICIDADE: fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022). 

DOI: 10.36517

QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1