O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE INTEGRADA, NO IFRN CAMPUS APODI.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95639

Palavras-chave:

Ensino. Relações étnico-raciais. Agropecuária. Análise de conteúdo.

Resumo

Este trabalho teve como objeto o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no curso de agropecuária integrado do IFRN, campus Apodi. O objetivo foi investigar como as discussões étnico-raciais são abordadas no curso, considerando as Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, especialmente nas disciplinas técnicas do Núcleo Tecnológico. Foram realizadas oito entrevistas com professores da área técnica. A pesquisa é de natureza mista e utilizou a análise de conteúdo de Bardin (2011) como método, com apoio do software Iramuteq. Os resultados evidenciam que o curso de agropecuária possui grande potencial para o debate étnico-racial, apesar de limitações apontadas pelos entrevistados.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Leite de Lima, Instituto Federal de Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Assistente Social do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Apodi. 

Rusiane da Silva Torres, Instituto Federal de Educação

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bolsista do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação

Pós-doutora pela Universidade de Adelaide, Austrália. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Fitotecnia/Agroecologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Servidora pública do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Publicado

2025-11-25

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