FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DA/NA AMAZÔNIA

POR UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93755

Keywords:

Formação Docente, Multiculturalismo, Cultura Amazô

Abstract

Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória que discute formação de professores para os Anos Iniciais na Amazônia com algumas proposições sob a égide da perspectiva multiculturalista a partir do paradigma do desenvolvimento profissional. Tem como hipótese inicial que a perspectiva multiculturalista se configura como possibilidade de trabalho com a formação de caráter contínuo, aos moldes de um desenvolvimento profissional, para este docente amazônida. O trabalho objetiva compreender a formação de professores para os Anos Iniciais da/na Amazônia a partir de uma perspectiva multiculturalista. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: descrever os desafios de se constituir professor nas Amazônias, expor a perspectiva multicultural em suas nuances, conceitos e caraterísticas e, por fim, analisar o multiculturalismo como possibilidade formativa, aos moldes do desenvolvimento profissional, para os docentes dos Anos Iniciais da/na Amazônia. Para o alcance dos objetivos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica de caráter exploratória com proposições que tangenciam ao universo cultural amazônico como pano de fundo primordial para a formação de professores da/na Amazônia.  

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Author Biographies

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, Universidade do Estado do Amapá - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em
Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professora Assistente da Universidade do Estado do Amapá(UEAP).

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Doutora em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB),Espanha. Docente do Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Científica/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMG

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Docente do Programa de
Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Polo Acadêmico UFMT do Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática e Científica/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Docente do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e
Científica/Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

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Published

2025-07-05

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