O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E DAS LEGISLAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR NAS VOZES DE PROFESSORES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95625

Keywords:

Covid 19. Subjetividade. Ensino superior.

Abstract

Com a pandemia de Covid-19, o ensino superior no Brasil passou por mudanças significativas, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo analisa as relações de poder-saber no ensino remoto emergencial sob a ótica de Michel Foucault. A partir da legislação educacional e entrevistas com professores, investigamos as adaptações docentes e os impactos das tecnologias no ensino e nas subjetividades docentes. A pesquisa aborda conceitos como biopolítica, governamentalidade e subjetividade, destacando o papel do professor como agente adaptável em um cenário de transformação educacional. Evidenciou-se que o Ensino Remoto Emergencial reconfigurou o papel do professor e introduziu novas dinâmicas de poder-saber no ensino superior. O uso de tecnologias, associado às demandas das legislações, transformou a prática docente, revelando resistências e tensões. No entanto, também abriu possibilidades para reflexões sobre o futuro da educação e as formas de resistir às imposições do sistema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Parras, Universidade São Francisco

Doutor em Educação pela Universidade São Francisco. Professor da Universidade São Francisco. 

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Doutora em Linguística Aplicada. Pós-doutora em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Professora do PPGSS Educação da Universidade São Francisco. Bolsista produtividade 2 CNPq. 

References

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020a. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. 2020b. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Trabalho docente em tempos de Pandemia. 2020, abril https://cnte.org.br/

CORDEIRO, M. V. C., et. al. Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte–Ceará. Id on Line Rev. Mult. Psic., 14, 52, 703-717. 2020https://doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2749

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: H. L. Dreyfus, P. Rabinow (Org.), Michel Foucault. Uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica. (pp. 231-249). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, M. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 22ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2012.

MASCIA, Márcia Aparecida Amador.; AZEREDO, Luciana; FRANCO, Wagner Ernesto Jonas. Subjetividades de professores no ensino remoto e híbrido emergenciais. EDUCAÇÃO EM FOCO. , v.25, p.8 - 30, 2022. DOI: 10.36704/eef.v25i45.6414

https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6414

MOORE, M. G. (2008). Teoria da Distância Transacional. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 1. https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.111

VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. Belo Horizontes: Autêntica, 2005.

PARRAS, Rodrigo; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Linha Mestra. v.16, p.412 - 422, 2022. DOI: 10.34112/1980-9026a2022n46p412-422. https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1007/932

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. 2020, abril. https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

Published

2025-11-21

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.