PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCACIONAIS NAS REDES DIGITAIS

O POSTE POESIA E AS CULTURAS JUVENIS LEVANDO A EXPERIÊNCIA CARIRIENSE PARA OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95746

Palabras clave:

Educação; Coletivo Camaradas; Poste Poesia

Resumen

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a criação da intervenção urbana Poste Poesia, desenvolvida por jovens que fazem parte do Coletivo Camaradas, presente na Comunidade do Gesso, na cidade do Crato, no estado do Ceará – comunidade periférica que foi historicamente estigmatizada por abrigar espaços de prostituição. Utilizando as redes sociais, este grupo ultrapassou as fronteiras locais, difundindo a experiência para outras cidades brasileiras, constituindo-se assim como uma pedagogia do encontro que se dá através do estabelecimento de processos dialógicos. Dessa forma, o Poste Poesia se apresenta como uma prática formativa que articula a dimensão ética à estética, conferindo um significativo espaço para a produção e recepção de produções culturais, afirmando-se como meio de resistência à lógica instrumental da sociedade em que se insere.

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Biografía del autor/a

Marta Regina da Silva Amorim, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Centro Universitário Estácio Ceará. 

Ângela Maria Bessa Linhares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Klycia Fontenele Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Sésio Santiago Freire Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Citas

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Publicado

2025-11-25

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