MATERIAL RIOEDUCA
ANALISANDO AS ATIVIDADES DE ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96258Keywords:
análise de material didático, oralidade, ensino de língua inglesaAbstract
A prática da oralidade é importante no ensino de língua inglesa (LI), em especial nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. Este artigo analisa as atividades que estimulam a compreensão e a produção oral no material Rioeduca de LI do 1.º ano, edição de 2024. Levantamos as tipologias de atividades orais no material do aluno, analisando-as conforme o material do professor e o Currículo Carioca de LI, documentos norteadores para o ensino de LI nos AI do Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem caráter documental, bibliográfico e interpretativo. Concluímos que o material Rioeduca apresenta uma oralidade fragmentada, com a maior parte das atividades sendo: apresentação de vocábulos e pequenos diálogos. Elaborado pela prefeitura do Rio de Janeiro, no livro aparecem personagens e locais com os quais os estudantes se identificam, o que pressupõe uma relação mais afetiva dos alunos com o material.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 set. 2024.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/historico. Acesso em: 11 out. 2023.
CUNNINGSWORTH, A. Choosing your coursebook. Oxford: Macmillan Heinemann, 1995.
FREITAS, N. A. P. de. O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) na SME-RJ: reflexões sobre orientações curriculares locais e nacionais. Monografia (Licenciatura em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
LAMBERTS, D.; SARMENTO, S. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: Análise das mudanças. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 44, p. 350-399, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/262149. Acesso em: 8 out. 2024.
LIMA, A. P.; BORGHI, R. F; SOUZA NETO, S. Base Nacional Comum Curricular e a lacuna no ensino de inglês para crianças no Brasil. Cadernos de Pesquisa PPPGI, Maranhão, v. 26, n. 1, jan./mar. 2019.
PARDO, F. O ensino de inglês nos anos iniciais da escola pública: por quê? para quê? para quem? Percursos Linguísticos, Vitória, ES, v. 9, n. 23, 2019.
PINHO, J. R. D. de. Trabalhando compreensão auditiva em aulas de espanhol na educação básica – reflexões sobre material didático. In: JORNADA DE ESTUDOS HISPÂNICOS - “EDUCAÇÃO HUMANISTA E ENSINO DE ESPANHOL: BUSCANDO CAMINHOS”, 7., 2025. Anais [...]. v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anais/article/view/4459. Acesso em: 9 jan. 2025.
RIBEIRO, A; DA CRUZ, J. Livro didático para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental I: reflexões sobre contribuições didáticas para a formação cidadã. Cadernos de Educação Básica, v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344081147_LIVRO_DIDATICO_PARA_O_ENSINO_DE_LINGUA_INGLESA_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL_I_REFLEXOES_SOBRE_CONTRIBUICOES_DIDATICAS_PARA_A_FORMACAO_CIDADA. Acesso em: 9 jan. 2025.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo Carioca de Língua Inglesa: orientações revisitadas. Rio de Janeiro, 2020.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Material Rioeduca 2024. Rio de Janeiro, 2024.
SILVA, L.; MARTINS, S. Uma análise das atividades de produção oral no livro didático de língua inglesa Beyond Words. Miguilim, Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 4, p. 1668-1692, nov./dez. 2021.
VILAÇA, M. Materiais didáticos de língua estrangeira: aspectos de análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 32, p. 67-78, 2010. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/1058
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vanderlei Quispe Choquecallata, Adriana Araujo Kramer, José Ricardo Dordron de Pinho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










