MATERIAL RIOEDUCA

ANALISANDO AS ATIVIDADES DE ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96258

Palabras clave:

análise de material didático, oralidade, ensino de língua inglesa

Resumen

A prática da oralidade é importante no ensino de língua inglesa (LI), em especial nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. Este artigo analisa as atividades que estimulam a compreensão e a produção oral no material Rioeduca de LI do 1.º ano, edição de 2024. Levantamos as tipologias de atividades orais no material do aluno, analisando-as conforme o material do professor e o Currículo Carioca de LI, documentos norteadores para o ensino de LI nos AI do Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem caráter documental, bibliográfico e interpretativo. Concluímos que o material Rioeduca apresenta uma oralidade fragmentada, com a maior parte das atividades sendo: apresentação de vocábulos e pequenos diálogos. Elaborado pela prefeitura do Rio de Janeiro, no livro aparecem personagens e locais com os quais os estudantes se identificam, o que pressupõe uma relação mais afetiva dos alunos com o material.

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Biografía del autor/a

Vanderlei Quispe Choquecallata, Colégio Pedro II

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) pelo Colégio Pedro II. Professor de língua inglesa no município do Rio de Janeiro.

Adriana Araujo Kramer, Colégio Pedro II

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) pelo Colégio Pedro II. Professora de língua inglesa no município do Rio de Janeiro.

José Ricardo Dordron de Pinho, Colégio Pedro II

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) do Colégio Pedro II.

Citas

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Publicado

2025-11-17

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