MATERIAL RIOEDUCA
ANALISANDO AS ATIVIDADES DE ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA NO 1.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96258Palabras clave:
análise de material didático, oralidade, ensino de língua inglesaResumen
A prática da oralidade é importante no ensino de língua inglesa (LI), em especial nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. Este artigo analisa as atividades que estimulam a compreensão e a produção oral no material Rioeduca de LI do 1.º ano, edição de 2024. Levantamos as tipologias de atividades orais no material do aluno, analisando-as conforme o material do professor e o Currículo Carioca de LI, documentos norteadores para o ensino de LI nos AI do Rio de Janeiro. Esta pesquisa tem caráter documental, bibliográfico e interpretativo. Concluímos que o material Rioeduca apresenta uma oralidade fragmentada, com a maior parte das atividades sendo: apresentação de vocábulos e pequenos diálogos. Elaborado pela prefeitura do Rio de Janeiro, no livro aparecem personagens e locais com os quais os estudantes se identificam, o que pressupõe uma relação mais afetiva dos alunos com o material.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 set. 2024.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/historico. Acesso em: 11 out. 2023.
CUNNINGSWORTH, A. Choosing your coursebook. Oxford: Macmillan Heinemann, 1995.
FREITAS, N. A. P. de. O ensino de língua inglesa para crianças (LIC) na SME-RJ: reflexões sobre orientações curriculares locais e nacionais. Monografia (Licenciatura em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
LAMBERTS, D.; SARMENTO, S. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: Análise das mudanças. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 44, p. 350-399, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/262149. Acesso em: 8 out. 2024.
LIMA, A. P.; BORGHI, R. F; SOUZA NETO, S. Base Nacional Comum Curricular e a lacuna no ensino de inglês para crianças no Brasil. Cadernos de Pesquisa PPPGI, Maranhão, v. 26, n. 1, jan./mar. 2019.
PARDO, F. O ensino de inglês nos anos iniciais da escola pública: por quê? para quê? para quem? Percursos Linguísticos, Vitória, ES, v. 9, n. 23, 2019.
PINHO, J. R. D. de. Trabalhando compreensão auditiva em aulas de espanhol na educação básica – reflexões sobre material didático. In: JORNADA DE ESTUDOS HISPÂNICOS - “EDUCAÇÃO HUMANISTA E ENSINO DE ESPANHOL: BUSCANDO CAMINHOS”, 7., 2025. Anais [...]. v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anais/article/view/4459. Acesso em: 9 jan. 2025.
RIBEIRO, A; DA CRUZ, J. Livro didático para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental I: reflexões sobre contribuições didáticas para a formação cidadã. Cadernos de Educação Básica, v. 2, n. 5, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344081147_LIVRO_DIDATICO_PARA_O_ENSINO_DE_LINGUA_INGLESA_NO_ENSINO_FUNDAMENTAL_I_REFLEXOES_SOBRE_CONTRIBUICOES_DIDATICAS_PARA_A_FORMACAO_CIDADA. Acesso em: 9 jan. 2025.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo Carioca de Língua Inglesa: orientações revisitadas. Rio de Janeiro, 2020.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Material Rioeduca 2024. Rio de Janeiro, 2024.
SILVA, L.; MARTINS, S. Uma análise das atividades de produção oral no livro didático de língua inglesa Beyond Words. Miguilim, Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 4, p. 1668-1692, nov./dez. 2021.
VILAÇA, M. Materiais didáticos de língua estrangeira: aspectos de análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 32, p. 67-78, 2010. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/reihm/article/view/1058
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vanderlei Quispe Choquecallata, Adriana Araujo Kramer, José Ricardo Dordron de Pinho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










