O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURSO DE AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE INTEGRADA, NO IFRN CAMPUS APODI.
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.95639Palabras clave:
Ensino. Relações étnico-raciais. Agropecuária. Análise de conteúdo.Resumen
Este trabalho teve como objeto o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no curso de agropecuária integrado do IFRN, campus Apodi. O objetivo foi investigar como as discussões étnico-raciais são abordadas no curso, considerando as Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, especialmente nas disciplinas técnicas do Núcleo Tecnológico. Foram realizadas oito entrevistas com professores da área técnica. A pesquisa é de natureza mista e utilizou a análise de conteúdo de Bardin (2011) como método, com apoio do software Iramuteq. Os resultados evidenciam que o curso de agropecuária possui grande potencial para o debate étnico-racial, apesar de limitações apontadas pelos entrevistados.
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