HUMANO-REGÊNCIA E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA DISCIPLINA DE REGÊNCIA NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96304Palabras clave:
educação musical, regência, pedagogia críticaResumen
Este artigo compartilha dados de uma observação participante da disciplina de Regência 2 do curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, buscando ressignificar um sentido bancário (Freire, 2024) de educação musical e mensurando acepções teórico-práticas sobre os processos de aprendizagem estabelecidos ao longo do semestre de 2024.1 do componente curricular. A pesquisa é descritiva, com orientação qualitativa, em modo hipotético-dedutivo, configurando-se como uma pesquisa etnográfica, com observação participante e revisão bibliográfica. A análise dos dados é descritiva e paralela à apresentação dos resultados. A investigação demonstrou a necessidade de ampliação dos sentidos sobre regência ou didática da regência, para que se considerem saberes estéticos e sensíveis como parte integrativa dos processos de ensino e aprendizagem escolar.
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