HUMANO-REGÊNCIA E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA

UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA DISCIPLINA DE REGÊNCIA NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96304

Palabras clave:

educação musical, regência, pedagogia crítica

Resumen

Este artigo compartilha dados de uma observação participante da disciplina de Regência 2 do curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, buscando ressignificar um sentido bancário (Freire, 2024) de educação musical e mensurando acepções teórico-práticas sobre os processos de aprendizagem estabelecidos ao longo do semestre de 2024.1 do componente curricular. A pesquisa é descritiva, com orientação qualitativa, em modo hipotético-dedutivo, configurando-se como uma pesquisa etnográfica, com observação participante e revisão bibliográfica. A análise dos dados é descritiva e paralela à apresentação dos resultados. A investigação demonstrou a necessidade de ampliação dos sentidos sobre regência ou didática da regência, para que se considerem saberes estéticos e sensíveis como parte integrativa dos processos de ensino e aprendizagem escolar.

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Biografía del autor/a

João Paulo Ribeiro de Holanda, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutorando em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Yure Pereira de Abreu, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Artes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Elvis de Azevedo Matos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2025-11-25

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