CONCEITOS NO COTIDIANO

ENTRELAÇANDO SIGNIFICADOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i95.96164

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Cotidiano, Abordagem didática

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino de sociologia realizada com estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio. A sociologia faz parte do núcleo politécnico, que tem como base conectar a área tecnológica com a básica, além de buscar desnaturalizar o social, a área precisa assentar a produção do trabalho como potencializador criativo, em seu desenvolvimento social, econômico e político. Desse modo, mostra que a dramatização de histórias cotidianas entrelaçadas aos conceitos dos autores clássicos promovem uma experiência de aprendizagem significativa. Por fim, conclui-se que a disciplina de sociologia é necessariamente teórica e prática, sendo uma reflexão científica sobre a ação humana e suas diversas potencialidades, que deve, apresentar as potencialidades analíticas por meio de exemplos factíveis, para melhor entendimento, compreensão, imaginação e transformação dos jovens e adultos estudantes.

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Biografia do Autor

Diego Fernandes Dias Severo, UFFS Chapecó

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Ciências Sociais pela
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (Unisinos). Docente de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete.

Referências

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Publicado

2025-11-25

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