Causalidade e contraste em sala de aula: uma proposta funcional-textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96366

Palavras-chave:

elementos coesivos, causalidade e contraste, ensino de língua, linguística funcional, linguística textual

Resumo

O artigo focaliza a abordagem a elementos coesivos de causalidade e contraste em sala de aula na Educação Básica. Objetiva examinar o uso desses elementos em textos produzidos por concluintes do Ensino Fundamental e apresentar uma sequência didática para o estudo desse objeto de conhecimento nas aulas de Língua Portuguesa. Fundamenta-se, teórico-metodologicamente, na interface entre Linguística Funcional e Linguística Textual (Abreu, 2017) e na relação entre funcionalismo norte-americano e ensino de língua (Bispo, 2025). Trata-se de uma investigação quali-quantitativa, com viés descritivo e interpretativista. Foi constatado que os usos de elementos coesivos de causalidade e contraste em artigos de opinião produzidos por estudantes do Ensino Fundamental relacionam-se tanto a motivações icônicas, em termos do subprincípio de quantidade, quanto à expressividade, em termos discursivos. Do ponto de vista da marcação, esses usos estão associados à complexidade estrutural e cognitiva. Os achados demonstram, ainda, uma profícua aproximação entre essas perspectivas teóricas relativamente à análise de fatos linguísticos e, em particular, para o tratamento de fenômenos gramaticais no contexto escolar, conforme ilustra a intervenção pedagógica reportada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da FAPERJ. Professor Associado da UFRN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), do qual foi coordenador de 2015 a 2019. Membro da ABRALIN e do GT Descrição do Português da ANPOLL, de que também foi coordenador (2016-2018). Editor-chefe da Revista do GELNE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do grupo Discurso & Gramática (D&G)/UFRN, seus temas de interesse voltam-se à morfossintaxe do português e ao ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da Linguística Funcional de vertente norte-americana e da Linguística Funcional Centrada no Uso. É autor e coorganizador de livros e autor de vários capítulos e artigos científicos relacionados a esses temas.

Fernando da Silva Cordeiro , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Linguística/Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Campus Caraúbas. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Líder do Grupo de Estudos Língua em Uso da UFERSA e pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Carla de Sousa Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Russas (CE)

Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Russas (CE)

Referências

ABREU, A. S. Linguística Textual e Funcionalismo. In: CAPISTRANO JR, R. LINS, M. P.; ELIAS, V. M. (Org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. p. 43-56.

ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Linguagem & Ensino, v. 10, p. 163-186, 2007.

BISPO, E. B. Estratégias de relativização no português brasileiro e implicações para o ensino: o caso das cortadoras. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem), Natal: UFRN, 2009.

BISPO, E. B. Ensino de língua em perspectiva funcionalista. In: SOUTO MAIOR, R. de C. (Org.). Dicionário do Ensino de Língua Portuguesa. Campinas-SP: Pontes Editores, 2025. p. 117-125.

BISPO, E. B.; CORDEIRO, F. da S.; LUCENA, N. L. Funcionalismo linguístico e ensino de português: convergências, possibilidades e prática docente. Revista do GELNE, v. 24, n. 1, 2022. p. 192-207. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID29367. Acesso em: 12 set. 2025.

BISPO, E. B.; CORDEIRO, F. da S. Morfossintaxe na sala de aula sob o viés funcionalista: elementos circunstanciais em foco. In: OLIVEIRA, M. R.; LOPES, M. G. (Orgs.). Funcionalismo Linguístico: interfaces. Campinas-SP: Pontes Editores, 2023. p. 291-326.

BISPO, E. B.; CORDEIRO, F. S.; SANTOS, D. W. S. Gramática na sala de aula: percepção docente e perspectivas para a prática pedagógica. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 48, 2024, p. 137-174. DOI: 10.12957/seminal.2024.80016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/80016. Acesso em: 6 nov. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTANHEIRA, D. Linguística de Texto e Funcionalismo norte-americano. PERcursos Linguísticos, Vitória (ES), v. 12, n. 31, p. 181-202, 2022.

CASTILHO, A. T. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p 96-128.

FERREIRA, A. C. de S. Causalidade e contraste em artigo de opinião: uma intervenção pedagógica funcionalista no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFRN, Natal, 2024.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 9, p. 5-45, 1987.

FURTADO DA CUNHA, M. A.; COSTA, M. A.; CEZARIO, M. M. Pressupostos teóricos fundamentais. In: FURTADO DA CUNHA, M. A.; OLIVEIRA, M. R. de; MARTELOTTA, M. E. (Orgs.). Linguística funcional: teoria e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 21-47.

GIVÓN, T. Syntax: a functional-typological introduction. v. I, Amsterdam: John Benjamins, 1984.

GIVÓN, T. Syntax: a functional-typological introduction. v. II, Amsterdam: John Benjamins, 1990.

HAIMAN, J. Natural syntax: iconicity and erosion. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 1985.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. 17 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. rev. E ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

SILVA, C. R. de O. Metodologia e organização do projeto de pesquisa. Fortaleza: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, 2004.

Downloads

Publicado

30-11-2025

Como Citar

BISPO, Edvaldo Balduino; CORDEIRO, Fernando da Silva; FERREIRA, Ana Carla de Sousa. Causalidade e contraste em sala de aula: uma proposta funcional-textual. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96366, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96366. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96366. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos