Título Padrão
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep15.95380Palabras clave:
leitura, discurso de emigração, interdiscurso, determinismo socialResumen
Este trabalho apresenta uma leitura do cordel Emigração, de Patativa do Assaré, por meio da qual analisamos o discurso sobre a emigração no contexto nordestino, conforme retratado no poema. O método utilizado foi o proposto por Pêcheux (2010) para a leitura em Análise do Discurso. Nas etapas de leitura e releitura do cordel, consideramos as pistas discursivas materializadas no texto e, assim, analisamos, por meio da constituição discursiva da imagem do retirante nordestino, como o discurso de crítica social se materializa no cordel; quais discursos atravessam o discurso sobre a imigração e como o discurso de denúncia social mostra-se no cordel. A base teórica para análise do corpus foi Pêcheux (2014 e 2015), Maingueneau (1996) Orlandi (2012). A leitura nos fez observar como discursos inter-relacionam-se, constituindo uma teia interdiscursiva, na qual, observamos o discurso de denúncia social. A imagem que se constrói do nordestino retirante é de uma vítima do abandono social, um sujeito marcado pelo determinismo. O discurso sobre a imigração apresenta o sair da terra natal como uma necessidade de sobrevivência, ancorada pela ideologia de viver dignamente no Sudeste.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ASSARÉ, Patativa do. Cordéis e outros poemas. Fortaleza: Edições UFC, 2006.
ASSARÉ, Patativa do. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. 18 ed. Petropólis: Vozes, 2014.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. 2. ed. São Carlos, EDUFSCar, 2014.
LÉON, Jacqueline; PÊCHEUX, Michel. Análise sintática e paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Análise do Discurso: Michel Pêcheux – Textos Selecionados. Campinas, SP: 4. ed. Pontes Editores, 2015. p. 163-173.
MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. p. 49-59.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. 4. ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: PIERRE, Achard. et. al. Papel da memória. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015a.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas – SP: Pontes, 2015b.
PÊCHEUX, Michel. Abertura do Colóquio. In: CONEIN, Bernard; COURTINE, Jean-Jacques; GADET, Françoise; MARANDIN, Jean-Marie; PÊCHEUX, Michel (Org.). Materialidades discursivas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa. Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras. Tese (doutorado). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020.
SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa; SANTOS, Alexia da Silva dos. Uma leitura discursiva de a triste partida. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 262–281, 2 Nov 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21309. Acesso em: 4 set 2025. DOI: https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.30
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 Valnecy Oliveira Corrêa-Santos, Alexia da Silva dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todos artigos são publicados sob os termos da licença Creative Commons Attribution (CC BY NC 4.0). Sob esta licença, os autores mantêm a propriedade dos direitos autorais de seu conteúdo, mas permitem que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e, embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.