INTERTEXTUALITY IN THE THEATRICAL PLAY "SENHOR REI, SENHORA RAINHA" BY BENJAMIN SANTOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94247

Keywords:

Benjamim Santos, intertextuality, children 's theater

Abstract

This essay aims to analyze the intertextuality present in the play Senhor Rei, Senhora Rainha by Benjamim Santos, a piauiense playwright who had a significant influence and representation in Brazilian theater from the second half of the 20th century, becoming a prominent figure in children's theater. To achieve the proposed objectives, a descriptive-analytical methodology is adopted, with an essentially qualitative approach based on bibliographic research grounded in the theoretical contributions of Genette (1982), Kristeva (2005; 1974), Samoyault (2008), and Koch, Bentes, and Cavalcante (2012), among others. The analyses reveal intertextual dialogues in the work not only with major names in world literature, such as Shakespeare, but also with nationally and regionally prominent authors like Ariano Suassuna and Borba Filho. These influences stem from Benjamin Santos's access to artistic and cultural goods since childhood. Furthermore, in his children's theater, there is a stylistic diversity that combines music, structures in larger redondilhas inspired by the old measures of medieval culture, and themes that address folklore and the reality of the northeastern region.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

, Universidade Estadual do Piau

Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI(2001). Especialista em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Faculeste. Mestre em Letras, área de concentração em Literatura, Leitura, Memória e Cultura (UESPI,2023). Doutorando em Literatura (UFPI). Professor substituto da UESPI no curso de Letras/Poruguês e Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Literatura infantil e juvenil e a formação de leitores, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Possui experiência no exercício do magistério na Educação Básica e Superior, como porfessor da área de Linguagens no ensino fundamental, médio e superior. Ministrou aulas na Unip (Assobes Ensino Superior LTDA) nas disciplinas de História do Pensamento Filosófico, Interpretação e produção de textos e Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa. Leciona desde 2000 no Colégio Visão de Parnaíba, nas disciplinas de Literatura e, atualemnte , Interpretação textual no ensino médio. Foi professor de literatura e interpretação textual, atuando como coordenador do ensino médio da Unidade Escolar Alcionor Candeira, Cobrão, nas disciplinas de Arte, Interpretação e Produção textual e literatura, de 2005 até 2023. Em 2002, ministrou aulas na UESPI nos cursos de Licenciatura Plena em Normal Superior, Licenciatura Plena em Letras/Português e no Curso Superior Sequencial em Marketing. Atuou como professor no Colégio Cev (Teresina), entre 2020/2024, nos cursinhos e ensino médio, ministrando as disciplinas de literatura e interpretação textual.

, Universidade Estadual do Piau

Graduado em Letras/Português (UESPI), Especialista em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (Coordenador 2016-2020) e integrante da RELER (Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer - PUC Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Autor dos livros As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros Ensino de Literatura no contexto contemporâneo (Mercado de Letras), Literatura Infantil e Juvenil: olhares contemporâneos (Mercado de Letras), Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê? (Bonecker), Linguagens, cultura e ensino (Paco Editorial), Estudos de Gênero e a Literatura para Crianças e Jovens: um diálogo pertinente (EDUCS), Literatura, contemporaneidade e ensino (Max Limonad). Membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais. Coordenou o curso de graduação em Letras/Português, o Mestrado Acadêmico em Letras e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UESPI. Desenvolveu atividades de docência nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas/privadas e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de Caxias - MA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital.

Published

2025-07-01

How to Cite

NUNES VIEIRA, Wagner José; BUENOS AIRES DE CARVALHO, Diogenes. INTERTEXTUALITY IN THE THEATRICAL PLAY "SENHOR REI, SENHORA RAINHA" BY BENJAMIN SANTOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 165–180, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94247. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94247. Acesso em: 5 dec. 2025.