INTERTEXTUALIDADE NA PEÇA TEATRAL SENHOR REI, SENHORA RAINHA DE BENJAMIN SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94247Palabras clave:
Benjamim Santos, intertextualidade, teatro infantilResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a intertextualidade presente na peça Senhor Rei, Senhora Rainha, de Benjamim Santos, dramaturgo piauiense que exerceu significativa influência e representatividade no teatro brasileiro a partir da segunda metade do século XX, sendo um grande expoente do teatro infantil. Dessa forma, para alcançar os objetivos propostos, adota-se uma metodologia descritivo-analítica, com abordagem essencialmente qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de Genette (1982), Kristeva (2005; 1974), Samoyault (2008) e Koch, Bentes e Cavalcante (2012), entre outros. A partir das análises realizadas, verifica-se na obra em questão diálogos intertextuais não apenas com grandes nomes da literatura mundial, como Shakespeare, mas também autores de destaque nacional e regional, como Ariano Suassuna e Borba Filho, influências resultantes do acesso de Benjamin Santos a bens artísticos-culturais desde a infância. Além disso, em seu teatro infantil, observa-se uma diversidade estilística que combina música, estruturas em redondilhas maiores inspiradas na medida velha da cultura medieval e temas que abordam o folclore e a realidade nordestina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Wagner José Nunes Vieira, Diogenes Buenos Aires de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)




.png)