DYNAMICS OF COASTAL DUNES AT CEARÁ STATE, NORTHEASTERN BRAZIL: DIMENSIONS AND MIGRATION RATE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11647Palavras-chave:
dunas costeiras, migração, relações geométricas, barcanas, Estado do Ceará.Resumo
As dunas da região costeira do Estado do Ceará estão formadas por acumulações do tipo lençol de areia e barcana, cujas dimensões, relações geométricas e taxas de migração foram estudadas a partir de dois tipos de aproximação. Como principal resultado, se observa que as dunas barcanas apresentam uma relação geométrica de equilíbrio, caracterizada pelos parâmetros adimensionais H/W e W/L. As dunas são altamente móveis, com taxas média de migração de 17,5 m/ ano para as barcanas e 10 m/ano para os lençóis de areia. As taxas de migração calculadas para esses dois tipos de dunas apresentam uma relação inversa com suas. Esta relação está associada à existência de uma taxa de transporte comum ao longo dos campos de duna, que induz uma resposta geomorfológica diferenciada e dependente das dimensões das dunas. A partir da evolução multitemporal das dunas foi possível estimar a taxa de transporte eólico de sedimentos para a região, cuja magnitude é da ordem de 90-100 m3 /m/ano. Ao final, destaca-se algumas implicações da migração das dunas para a área de estudo.Downloads
Publicado
2017-04-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).