DYNAMICS OF COASTAL DUNES AT CEARÁ STATE, NORTHEASTERN BRAZIL: DIMENSIONS AND MIGRATION RATE

Autores

  • Luís Parente Maia Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.
  • George Satander Sá Freire Professor Adjunto do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.
  • Jáder Onofre de Morais Professor Titular do Departamento de Geociências e Pesquisador I-A do CNPq, Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi, Fortaleza.
  • Angela Cristina B. Rodrigues Bolsista DCR do CNPq no Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.
  • Paulo Roberto Pessoa Professor Substituto do Departamento de Geociências, Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi, Fortaleza.
  • Silvania Helena O. Magalhães Bolsista DCR do CNPq no Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11647

Palavras-chave:

dunas costeiras, migração, relações geométricas, barcanas, Estado do Ceará.

Resumo

As dunas da região costeira do Estado do Ceará estão formadas por acumulações do tipo lençol de areia e barcana, cujas dimensões, relações geométricas e taxas de migração foram estudadas a partir de dois tipos de aproximação. Como principal resultado, se observa que as dunas barcanas apresentam uma relação geométrica de equilíbrio, caracterizada pelos parâmetros adimensionais H/W e W/L. As dunas são altamente móveis, com taxas média de migração de 17,5 m/ ano para as barcanas e 10 m/ano para os lençóis de areia. As taxas de migração calculadas para esses dois tipos de dunas apresentam uma relação inversa com suas. Esta relação está associada à existência de uma taxa de transporte comum ao longo dos campos de duna, que induz uma resposta geomorfológica diferenciada e dependente das dimensões das dunas. A partir da evolução multitemporal das dunas foi possível estimar a taxa de transporte eólico de sedimentos para a região, cuja magnitude é da ordem de 90-100 m3 /m/ano. Ao final, destaca-se algumas implicações da migração das dunas para a área de estudo.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos originais