A PERCEPÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO E O AJUSTE DA TECNOLOGIA COMO DETERMINANTES DO USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO CANAL DE COMPRA

  • Mauri Leodir Löbler
  • Debora Bobsin
  • Monize Sâmara Visentini
  • Kelmara Mendes Vieira
Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Technology Acceptance Model. Task-Technology Fit. Percepção de Uso. Survey.

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se os fatores intençãode uso, facilidade de uso percebida e o ajuste entre a tecnologiae a tarefa de comprar impactam no uso efetivo da Internetcomo canal de compra. Através de uma pesquisa surveyaplicada a 227 pessoas que já compraram pela Internet,chegou-se à conclusão de que a adequação entre a tecnologiae a tarefa explica a utilidade percebida pelos indivíduos. Aintenção de usar o canal comércio eletrônico é fortementeexplicada pela utilidade percebida e pelo ajuste da tecnologiae a tarefa a ser executada. Os resultados reforçam a ideia deque se aumentadas as informações que o site fornece ao usuário,melhor ele entenderá sua utilidade, e mais fácil perceberáa realização da compra.

Biografia do Autor

Mauri Leodir Löbler
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Debora Bobsin
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora da Universidade Federal do Pampa – Unipampa
Monize Sâmara Visentini
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Kelmara Mendes Vieira
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos