A PERCEPÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO E O AJUSTE DA TECNOLOGIA COMO DETERMINANTES DO USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO CANAL DE COMPRA

Autores

  • Mauri Leodir Löbler
  • Debora Bobsin
  • Monize Sâmara Visentini
  • Kelmara Mendes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32125

Palavras-chave:

Comércio Eletrônico. Technology Acceptance Model. Task-Technology Fit. Percepção de Uso. Survey.

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se os fatores intençãode uso, facilidade de uso percebida e o ajuste entre a tecnologiae a tarefa de comprar impactam no uso efetivo da Internetcomo canal de compra. Através de uma pesquisa surveyaplicada a 227 pessoas que já compraram pela Internet,chegou-se à conclusão de que a adequação entre a tecnologiae a tarefa explica a utilidade percebida pelos indivíduos. Aintenção de usar o canal comércio eletrônico é fortementeexplicada pela utilidade percebida e pelo ajuste da tecnologiae a tarefa a ser executada. Os resultados reforçam a ideia deque se aumentadas as informações que o site fornece ao usuário,melhor ele entenderá sua utilidade, e mais fácil perceberáa realização da compra.

Biografia do Autor

Mauri Leodir Löbler

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Debora Bobsin

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora da Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Monize Sâmara Visentini

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Kelmara Mendes Vieira

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

Löbler, M. L., Bobsin, D., Visentini, M. S., & Vieira, K. M. (2010). A PERCEPÇÃO SOBRE A ACEITAÇÃO E O AJUSTE DA TECNOLOGIA COMO DETERMINANTES DO USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO COMO CANAL DE COMPRA. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 8(2), 41–54. https://doi.org/10.19094/contextus.v8i2.32125

Edição

Seção

Artigos