O USO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE PARA A DIFERENCIAÇÃO DE CONSUMIDORES EM NÍVEIS DE LEALDADE DISTINTOS

Autores

  • Kenny Basso Faculdade Meridional (IMED)
  • Lélis Balestrin Espartel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v13i1.401

Palavras-chave:

Personalidade. Lealdade. Varejo Bancário. Consumo. Comportamento do consumidor.

Resumo

Este estudo procura compreender quais são os traços de personalidade que podem distinguir indivíduos leais de indivíduos não leais, identificando padrões de traços de personalidade. A pesquisa utilizou-se da Teoria dos Traços de Personalidade para distinguir e categorizar indivíduos em grupos de acordo com os níveis de lealdade expressos. O foco do estudo foi o serviço bancário de conta corrente, tendo estudantes de Administração como população. Por meio de uma análise de cluster, identificaram-se três agrupamentos de acordo com os níveis de lealdade. Na análise discriminante, foi possível comprovar a distinção provocada pelas variáveis de personalidade. Foram identificadas características de personalidade distintas entre indivíduos com diferentes níveis de lealdade, o que pode auxiliar em processos de segmentação, definição de estratégias de Marketing e no direcionamento de esforços de comunicação.

Biografia do Autor

Kenny Basso, Faculdade Meridional (IMED)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da Faculdade Meridional (IMED)

Lélis Balestrin Espartel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS)

Doutor em Administração pela UFRGS;Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2015-01-30

Como Citar

Basso, K., & Espartel, L. B. (2015). O USO DE TRAÇOS DE PERSONALIDADE PARA A DIFERENCIAÇÃO DE CONSUMIDORES EM NÍVEIS DE LEALDADE DISTINTOS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 13(1), 7–33. https://doi.org/10.19094/contextus.v13i1.401

Edição

Seção

Artigos