TURISMO LOCAL DE LONDRINA-PR: ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO STAKEHOLDER

Autores

  • Renato Fabiano Cintra Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL/PR)
  • Lidiane Parron Goncalves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)
  • Benny Kramer Costa Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v13i2.680

Palavras-chave:

Teoria dos Stakeholders, Turismo Local, Administração Pública, Stakeholders, Turismo.

Resumo

A ideia que as organizações têm stakeholders já se tornou senso comum na literatura. O artigo buscou identificar e caracterizar os stakeholders do turismo local de Londrina-PR, a partir da perspectiva da administração pública, com base na teoria dos stakeholders. A classificação da pesquisa tem como enquadramento qualitativo, com fins descritivos e estudo de caso único. O recorte geográfico da pesquisa foi o município de Londrina-PR, compreendendo o órgão gestor do turismo local e os demais stakeholders que foram identificados. Utilizou-se para a coleta de dados entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Como resultados têm-se a identificação do campo do turismo e entidades envolvidas, sendo 46 instituições (26 foram classificadas como stakeholders primários, 8 como secundários e 12 como não stakeholders). Logo, a estruturação do turismo local está alinhada a 17 instituições como as principais, sendo 7 orientam o ritmo do turismo local, sendo stakeholders importantes para a cidade de Londrina-PR.

Biografia do Autor

Renato Fabiano Cintra, Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

Funcionário Público Federal (Administrador) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente exerço o cargo de Diretor Administrativo Financeiro no Hospital Santa Casa de Corumbá-MS. Doutorando em Administração (2014) no Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade Nove de Julho-SP (PPGA/UNINOVE) - Linha de Pesquisa: Estratégia. Mestre em Administração (2013) na área de concentração Gestão e Sustentabilidade, linha de pesquisa Gestão de Organizações, no Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL). Especialista em Administração - Gestão Financeira (2009) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduação em Administração (2007) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquiso: Stakeholder Theory e Co-Creation Value (temas da tese).

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL/PR)

Doutor em Administração (2010) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL/PR).

Lidiane Parron Goncalves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS)

Pós-graduada em Auditoria Contábil e Gestão Financeira pela UNAES-ANHANGUERA, Administradora pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública (MPAP/UFGD/MS).

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE.

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Cintra, R. F., Amâncio-Vieira, S. F., Goncalves, L. P., & Costa, B. K. (2015). TURISMO LOCAL DE LONDRINA-PR: ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO STAKEHOLDER. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 13(2), 149–175. https://doi.org/10.19094/contextus.v13i2.680

Edição

Seção

Artigos