Maternidade na contabilidade: Uma abordagem sob a perspectiva work-life balance
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2024.85214Palavras-chave:
docentes, mães, pós-graduação, ambiente de trabalho, cultura dos programasResumo
Contextualização: Nos últimos anos, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal têm sido uma preocupação entre empregados, empregadores, acadêmicos, pesquisadores entre outros.
Objetivo: Este estudo teve por objetivo evidenciar as percepções de mulheres atuantes nos programas de pós-graduação (PPGs) em contabilidade do Brasil sobre a maternidade, discutindo os desafios de conciliar as demandas profissionais e familiares.
Método: Realizaram-se entrevistas com 9 professoras de PPGs de contabilidade cujos dados foram analisados por meio da técnica de análise textual discursiva.
Resultados: Os resultados evidenciaram que as percepções remetem a diversos desafios e dificuldades, especialmente em relação à adaptação entre as exigências profissionais e a maternidade. A trajetória de vida, as experiências e vivências indicam que o ambiente de trabalho e a cultura dos programas influenciam nos discursos e nas percepções das respondentes.
Conclusões: Conclui-se destacando a importância de discussões acerca da temática, bem como a necessidade de mudanças culturais que possam agregar empatia diante do tempo e desafios da maternidade.
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