A cultura organizacional em uma instituição de ensino superior privado, na perspectiva de diferentes públicos

Autores

  • Magela Duarte Just IMED- PASSO FUNDO
  • Claudete Batistella IMED
  • Elaine Taufer IMED
  • Janaína Macke IMED Business School; Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.942

Palavras-chave:

Cultura Organizacional. Instituição de Ensino Superior. Valores e Práticas.

Resumo

As organizações compõem-se de diferentes públicos que interagem entre si, formando sua cultura organizacional (CO). Esta investigação analisa a CO de uma IES privada – a IMED –, na perspectiva de professores, técnico-administrativos e alunos. Sua natureza é quantitativa e estatístico-descritiva, adotando o IBACO – Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, adaptado. Resultados sugerem que a cultura daquela IES manifesta sua boa interação com o público interno e com as forças sociais, promovendo ambiente de convivência agradável. Há coerência entre os valores analisados e os da IMED, assim como diferenças na percepção de valores e práticas da IES entre os públicos. A limitação da pesquisa evidencia-se em ter sido realizada em uma única IES. Este estudo auxiliará gestores a traçarem estratégias de atuação, fortalecendo sua CO, e contribui para o avanço nas pesquisas sobre CO, ao propor a adaptação do IBACO ao contexto de IES privadas.

 

Biografia do Autor

Magela Duarte Just, IMED- PASSO FUNDO

Mestre

Claudete Batistella, IMED

Mestre

Elaine Taufer, IMED

Mestranda

Janaína Macke, IMED Business School; Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Professora do PPGA/Imed Business School - Passo Fundo RS e Universidade de Caxias do Sul (UCS)

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Just, M. D., Batistella, C., Taufer, E., & Macke, J. (2018). A cultura organizacional em uma instituição de ensino superior privado, na perspectiva de diferentes públicos. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(1), 8–31. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i1.942

Edição

Seção

Artigos