Impacto da externalização de serviços secundários em uma instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32154Palabras clave:
Estratégia. Decisão. Externalização. Terceirização. Instituição de Ensino Superior (IES).Resumen
Este artigo objetiva investigar a implantação da externalização de determinados processos em uma IES particular doSul do Brasil. Mediante estudo de caso, verifica-se o processo de externalização executado pela IES. São utilizadasentrevistas semiestruturadas, com três gestores que participaram dos processos de externalização, e pesquisa documentalpara a coleta de evidências. A investigação contemplou três atividades: alimentação, manutenção e limpeza e segurança.As duas primeiras passaram por processos de externalização distintos e a terceira mantém-se executada internamente.Os resultados apontam que na atividade de alimentação houve problemas no processo de externalização, com impactonegativo para os clientes, enquanto na de manutenção e limpeza há vantagens de custo e desempenho. Quanto àsegurança, a IES entende que, em função do potencial impacto negativo para os alunos e pela dificuldade em encontrarum fornecedor de serviços condizente, o recomendável é a manutenção da atividade internamente.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.