COMPORTAMIENTO EMPRENDEDOR DE PROPIETARIOS DE CABINAS DE INTERNET EN LA COMUNIDAD DE LA ROCINHA, RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v12i3.578Palabras clave:
Emprendedor. Comportamiento emprendedor. Economía informal. Cabinas de internet. Rocinha (Rio de Janeiro).Resumen
El objetivo de este artículo es investigar las características, comportamientos, motivaciones para iniciar un negocio y la práctica de gestión de los emprendedores, propietarios de cabinas de internet, que operan en la economía informal en Rocinha, la mayor favela de Brasil, donde 90.9 % de las empresas son informales. Sirvió para el propósito de esta investigación, el Test de Apercepción Temática de McClelland. El instrumento de la survey fue adaptada para Brasil. De los 92 emprendedores propietários de cabinas de internet en Rocinha, 44 respondieron al cuestionario TAT. Los datos fueron analizados utilizando el programa SPSS 16.0. El análisis sugiere que el comportamiento de los emprendedores em Rocinha coincida con características emprendedoras propuestas por McClelland. Sus principales motivaciones son la búsqueda de oportunidades y aumento de ingresos, tratan de satisfacer las necesidades de los clientes y tienen baja percepción de la diferenciación de serviciosDescargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.