ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE UPGRADING FUNCIONAL

Autores/as

  • Eduardo Smaniotto PPG Administração Unisinos
  • Ely Laureano Paiva Fundacao Getulio Vargas - FGV EAESP
  • Luciana Marques Vieira PPG Administração Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.298

Palabras clave:

Internacionalização, estratégia funcional, cadeia de valor, governança, cadeia global.

Resumen

Este artigo discute a participação de empresas brasileiras em cadeias globais de valor, tendo como foco do estudo uma empresa do setor calçadista. A maioria das empresas deste setor ainda concentra seus esforços na exportação indireta, participando de maneira reativa nas cadeias globais de valor calçadista. Neste estudo, destaca-se a estratégia adotada por uma empresa brasileira  no mercado alemão que busca se internacionalizar com marca própria, desenvolvendo o chamado upgrading funcional.  Este direcionamento rompe com a lógica da governança de cadeia exercida pelos varejistas internacionais (buyer-driven). Os métodos utilizados foram o grupo de foco e o estudo de caso da empresa “A”. O estudo encontra similaridades com conceitos propostos sobre cadeias globais de valor e analisa a mudança no posicionamento estratégico da empresa. Os resultados contribuem para o entendimento das mudanças estratégicas necessárias para estágios mais avançados de inserção das empresas brasileiras nos mercados externos.

Biografía del autor/a

Eduardo Smaniotto, PPG Administração Unisinos

Graduado em Comércio Exterior, Unisinos. Mestre em Administração pela Unisinos. Executivo de vendas do setor calçadista.

Ely Laureano Paiva, Fundacao Getulio Vargas - FGV EAESP

Mestre e Doutor em Administração pelo PPGA/UFRGS. Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da FGV EAESP.

Luciana Marques Vieira, PPG Administração Unisinos

Mestre em Administração PPGA/UFRGS, Phd em Economia Agro-alimentar, the University of Reading, Inglaterra. Professora adjunta PPG Administração Unisinos.

Publicado

2012-08-25

Cómo citar

Smaniotto, E., Paiva, E. L., & Vieira, L. M. (2012). ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE UPGRADING FUNCIONAL. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 10(1), 20–34. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.298

Número

Sección

Artículos