El emprendimiento social como agente en la intermediación de la innovación social en las empresas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.70798

Palabras clave:

el emprendimiento social, innovación social, negocio de impacto social, interacción entre empresas, proyecto social

Resumen

Las empresas sociales juegan un papel fundamental en la mitigación de la desigualdad social. Así, el objetivo fue analizar cómo una empresa social puede actuar como intermediaria en el desarrollo de proyectos para empresas convencionales que deseen impulsar la innovación social. Se realizó un estudio de caso en una empresa social ubicada en Porto Alegre/RS, Brasil, que desarrolla proyectos con impacto social para otras organizaciones. Los datos provienen de la observación participante, entrevistas, sitios web y videos. La innovación social se genera a partir de la interacción entre las empresas clientes y el público final beneficiado, a través de la intermediación promovida por la empresa analizada, a la hora de realizar el proceso de creación e implementación de proyectos sociales.

Biografía del autor/a

Nathan Pedroni de Oliveira, Universidade Feevale

Graduado em Administração pela Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Mestrado em Administração da Universidade Feevale. Atua como pesquisador em projeto de pesquisa voltado à Inovação Social e Negócios Sociais. 

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Doutorado sanduíche na HEC – Montreal, Canadá. Atua em projeto de pesquisa nas áreas de: Educação para a Sustentabilidade na formação em Administração, Inovação Social e Negócios de Impacto Social. Também conduz pesquisas ligadas à Gestão da Diversidade e Inclusão e Criação de Valor Compartilhado.

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio de pesquisa na HEC Montréal - Canadá. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social, na PUCRS e do grupo de pesquisa InoS - Inovação e Sustentabilidade, na UFC. Interessa-se por: Inovação (Social), Empreendedorismo (Social), Tecnologia Social, Responsabilidade Social, Economia Compartilhada, Consumo Colaborativo, Negócios de Impacto Social, Agricultura Urbana, Sustentabilidade, Metodologia da Pesquisa Qualitativa, Pierre Bourdieu.

Citas

Agência Brasil. (2020). Desemprego subiu 27,6% em quatro meses de pandemia. https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-09/desemprego-subiu-276-em-quatro-meses-de-pandemia

André, I., & Abreu, A. (2006). Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, 41(81). https://doi.org/10.18055/Finis1465

Andion, C., Ronconi, L., Moraes, R. L., Gonsalves, A. K. R., & Serafim, L. B. D. (2017). Sociedade civil e inovação social na esfera pública: uma perspectiva pragmatista. Revista de Administração Pública, 51(3), 369-387. https://doi.org/10.1590/0034-7612143195

Ássimos, B. M. (2019). A pesquisa transformativa do consumidor como fonte de oportunidade para o empreendedorismo social: Reflexões teóricas e uma proposta prática. In: XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Baggio, M. C., Queiroz, G. C., & Cunha, L. C. (2019). Atravessando pontes: A banca e o empreendedorismo social periférico no Jardim Ângela. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Barbalho, A.; Uchoa, C. V. (2019). Empreendedorismo social como campo em formação no Brasil: o papel das instituições Ashoka, Endeavor e Artemisia. Interações (Campo Grande), 20(2), 421-433. https://doi.org/10.20435/inter.v0i0.1840

Barbosa, F. V., Coelho, C. N., Vieira, L. M., Araújo, P. M., Torga, E. M. M. F., & Medeiros, R. (2019). Inovação social e empreendedorismo: O caso do Projeto Incluir. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (3ª reimp. da 1ª ed.). São Paulo: Edições 70.

Barendsen, L., & Gardner, H. (2004). Is the social entrepreneur a new type of leader? Leader to Leader, 2004(34), 43-50. https://doi.org/10.1002/ltl.100

Barki, E., Comini, G., Cunliffe, A., Hart, S., & Rai, S. (2015). Social entrepreneurship and social business: Retrospective and prospective research. Revista de Administração de Empresas, 55(4), 380-384. https://doi.org/10.1590/S0034-759020150402

Bezerra-de-Sousa, I. G., & Teixeira, R. M. (2019). Relações conceituais entre empreendedorismo social e inovação social. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 13(4), 81-99. https://doi.org/10.12712/rpca.v13i4.28974

Bignetti, L. P. (2011). As inovações sociais: Uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 47(1), 3-14. https://doi.org/10.4013/1040

Bonfim, G., Parisotto, I. R. S., & Miranda, R. L. (2019). Os estágios do empreendedorismo social no Projeto Gastromotiva. Anais do VIII ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ANPAD, Fortaleza, Brasil, 8.

Brunelli, M., & Cavazotte, F. S. C. N. (2019). Liderança no empreendedorismo social: Entendendo os principais desafios e os principais resultados positivos deste processo. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Butkevičienė, E. (2009). Social innovations in rural communities: Methodological framework and empirical evidence. Socialiniai Moldai, 1, 80-88.

Caciatori, I. J., Cherobim, A. P. M. S., & Teixeira, R. M. (2019). A relação entre o empreendedorismo social, sustentável e ambiental com as finanças empresariais: Um estudo utilizando mapas bibliométricos. Anais do X ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD – ENEO, Fortaleza, Brasil, 10.

Carmona, V. C., Martens, C. D. P., & Freitas, H. M. R. (2018). Empreendedorismo social e negócios sociais: Estamos falando da mesma coisa? Anais do XXX SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, Porto Alegre, Brasil, 30.

Cefaï, D. (2014). Public, socialisation et politisation: relire Dewey à l’épreuve de Mead. In A. Cukier & E. Debray (Orgs.). La Théorie sociale de George Herbert Mead (pp. 342-368). Lormont: Le Bord de l’Eau.

Comini, G. M. (2016). Negócios sociais e inovação social: Um retrato de experiências brasileiras (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Compromisso Empresarial para Reciclagem - CEMPRE. (2017). Foco na formação de parcerias para impulsionar a reciclagem. http://cempre.org.br/cempre-informa/id/93/foco-na-formacao-de-parcerias-para-impulsionar-a-reciclagem

Correia, S. E. N., Batista, L. F., & Motta, V. M. O. (2019). Ecossistemas de inovação social e a construção de capacidades coletivas: Uma análise do Projeto Litro de Luz. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Costa, J. S., Bastos, G. M.F., Lima, B. C. C., & Silva, J. C. L., Filho (2014). Inovação social, prazer e sofrimento no trabalho: O caso do Projeto Mandalla no Ceará. Administração Pública e Gestão Social, 6(1), 11-18.

Draft. (2020). Criador do Smile Flame, Daniel Mattos realiza sonhos impossíveis. https://www.projetodraft.com/criador-do-smile-flame-daniel-mattos-realiza-sonhos-impossiveis/

Exame. (2020). Mesmo após a crise, coronavírus vai mudar dinâmicas de trabalho, São Paulo, SP: EXAME. https://exame.com/carreira/mesmo-apos-a-crise-coronavirus-vai-mudar-dinamicas-de-trabalho/?fbclid=IwAR2kxYxQ2eGypSzKdVnFM_Vseh_usjXXwobJ7H_wF2DlgRNU1QV1923iLJA

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2020). Desemprego. https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE. (2020). Pobreza aumenta e atinge 54,8 milhões de pessoas em 2017. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23299-pobreza-aumenta-e-atinge-54-8-milhoes-de-pessoas-em-2017

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. (2020). Apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos no país vão para reciclagem. https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=29296&catid=1&Itemid=7

Lumpkin, G. T., Moss, T. W., Gras, D. M., Kato, S., & Amezcua, A. S. (2013). Entrepreneurial processes in social contexts: How are they different, if at all? Small Business Economics, 40(3), 761-783. https://doi.org/10.1007/s11187-011-9399-3

Mattos, D. TEDx Talks. (2015). Uma vida inspirada em fazer o bem | Daniel Mattos | TEDxUnisinos. Porto Alegre: TEDx Talks. https://www.youtube.com/watch?v=hmPQC8sFV4o

Monteiro, A. (2019). O que é a Inovação social? Maleabilidade conceitual e implicações práticas. Dados, 62(3). https://doi.org/10.1590/001152582019187

Morais, S., Neto, Pereira, M. F., & Moritz, G. O. (2012) Novo capitalismo: Criação de valor compartilhado e responsabilidade social empresarial. Revista Pretexto, 13(3). https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i3.1260

Murray, R., Caulier-Grice, J., & Mulgan, G. (2010). The Open Book of Social Innovation (Vol. 24). London: Nesta.

Organização para cooperação e desenvolvimento econômico – OCDE (2020). História, Paris. https://www.oecd.org/fr/apropos/

Organização das Nações Unidas – ONU. (2020). Agenda 2030, Brasília, DF: ONU. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Petrini, M., Scherer, P., & Back, L. (2016). Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, 56(2), 209-225. https://doi.org/10.1590/S0034-759020160207

Rosolen, T., Tiscoski, G. P., & Comini, G. M. (2014). Empreendedorismo social e negócios sociais: Um estudo bibliométrico da produção nacional e internacional. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 3(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8994

Scharf, E. R., Moura, S. T. G., Bianchi, C. E., & Kroenke, A. (2019). Ética se aprende em sala de aula? O rolo compressor do mercado sobre o ensino de responsabilidade social corporativa e de ética. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Segatto, A. P., Silva, R. L. M., & Justen, G. S. (2019). Configuração de parcerias em inovação social nos contextos brasileiro e britânico. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Seyfang, G., & Longhurst, N. (2013). Growing green money? Mapping community currencies for sustainable development. Ecological Economics, 86, 65-77. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2012.11.003

Smile Flame. (2020). Principais Projetos. Porto Alegre, RS: SMILE FLAME. https://www.smileflame.com.br/

Sousa, I. G. B., & Teixeira, R. M. (2019). As relações conceituais entre empreendedorismo social e inovação social: Uma revisão sistemática da literatura. Anais do X ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD – ENEO, Fortaleza, Brasil, 10.

Torlig, E. G. S., & Resende, P. C., Junior. (2019). Framework de inovação social em uma abordagem integrativa: Dos desafios sociais aos resultados em uma perspectiva universidade-governo-comunidade. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Velázquez, N. M., & Bielous, G. D. (2019). Determinants of innovative social entrepreneurship: A case study of a Mexican social organization. Revista Brasileira de Inovação, 18(2), 223-248. https://doi.org/10.20396/rbi.v18i2.8652176

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: Planejamento e métodos (2ª ed.). Porto Alegre: Editora Bookman.

Zarelli, P. R., Carvalho, A. P., Kock, M. L., & Oliveira, L. S. (2019). Inovação social: Análise em habitats de inovação. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, São Paulo, Brasil, 43.

Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Oliveira, N. P. de, Figueiró, P. S., & Souza, A. C. A. A. de. (2021). El emprendimiento social como agente en la intermediación de la innovación social en las empresas. Contextus – Revista Contemporánea De Economía Y Gestión, 19, 257–269. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.70798

Número

Sección

Artículos