El impacto de la bonificación para maestros en el desempeño de los estudiantes en las escuelas de tiempo completo: El caso de Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2021.71400Palabras clave:
bonificación, actuación, SAEB, escuela de tiempo completo, absentismoResumen
El objetivo de este estudio fue analizar el efecto del pago de incentivos económicos a los docentes en relación al desempeño de los estudiantes de las escuelas de tiempo completo de Espírito Santo. Agotado el método PSM (propensity score matching) y luego regresión de Tobit para analizar los puntajes del examen SAEB (Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica) en 2017. Los resultados encontrados mostraron que existe una asociación positiva entre el programa BD (Bonificação por Desempenho) y el Calificaciones de portugués y matemáticas de estudiantes de tercer año de secundaria en escuelas de tiempo completo. El artículo concluye explicando que el éxito del programa de bonificación se deba a reducción absentismo y de la rotación de profesores.
Citas
Alcure, A., Neto. (2019). Educação municipal e a escola em tempo integral (Dissertação de mestrado). Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), Vitória, ES, Brasil. http://legado.fucape.br/_public/producao_cientifica/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Alfredo%20Alcure%20Neto.pdf
Aquino, J. M. D. (2011). Uma ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Uma avaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do estado de São Paulo (Tese de doutorado). Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz” - Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, Brasil. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-12092011-165425/publico/Juliana_Maria_de_Aquino.pdf
Balch, R., & Springer, M. G. (2015). Performance pay, test scores, and student learning objectives. Economics of Education Review, 44, 114-125. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2014.11.002.
Bellés-Obrero, C., & Lombardi, M. (2019). teacher performance pay and student learning: Evidence from a Nationwide Program in Peru. Discussion Paper Series – CRC TR 224. University of Mannheim, Mannheim, Germany. https://www.crctr224.de/en/research-output/discussion-papers/archive/2019/teacher-performance-pay-and-student-learning-evidence-from-a-nationwide-program-in-peru-cristina-belles-obrero-maria-lombardi.
Brasil. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. (2017). Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Presidência da República. Brasília-DF: Ministério da Educação. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.
Carvalho, M. P. D. (2018). As professoras e o pagamento de bônus por resultado: O caso da rede estadual de São Paulo. Educar em Revista, 34, 187-207. https://doi.org/10.1590/0104-4060.59799
Espírito Santo. Decreto n. 2.761-R, de 31 de maio de 2011. (2011). Regulamenta concessão da Bonificação por desempenho aos profissionais em efetivo exercício, no âmbito da Secretaria Estadual da Educação. Diário Oficial do Estado, Vitória (ES). https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20arquivos/DE2011_2761_RegulamentaconcessaodaBonificacaoporDesempenhoSEDU.pdf
Espírito Santo.Decreto n. 3.949-R, de 26 de fevereiro de 2016. (2016). Altera o Decreto n. 2.761-R de 31/05/2011. Diário Oficial do Estado, Vitória (ES). https://www.jusbrasil.com.br/diarios/109945626/doees-normal-29-02-2016-pg-12
Dolton, P., & Marcenaro-Gutierrez, O. D. (2011). If you pay peanuts do you get monkeys? A cross-country analysis of teacher pay and pupil performance. Economic Policy, 26(65), 5-55.
Duarte, F. C. D. L., Girão, L. F. D. A. P., & Paulo, E. (2017). Avaliando modelos lineares de value relevance: Eles captam o que deveriam captar?. Revista de Administração Contemporânea, 21, 110-134. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160202
Duarte, G. B., & Silveira, R. D. M., Neto. (2015). Estrutura de incentivo e desempenho escolar: uma avaliação do Programa Bônus de Desempenho educacional do estado de Pernambuco. Revista Econômica do Nordeste, 46(2), 85-99.
Ferreira, A. G. (2019). Associação entre qualidade da educação e a receita arrecadada pelos municípios: um estudo de caso nos municípios do Espírito Santo (Dissertação de mestrado). Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, Vitória, ES, Brasil. http://legado.fucape.br/_public/producao_cientifica/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Andr%C3%A9%20Giestas%20Ferre.pdf
Fryer, R. G. (2013). Teacher incentives and student achievement: Evidence from New York City public schools. Journal of Labor Economics, 31(2), 373-407. https://doi.org/10.3386/w16850
Gandra, J. M. D. F. V. (2017). O impacto da educação em tempo integral no desempenho escolar: Uma avaliação do programa mais educação (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. https://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/12237/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Holmstrom, B., & Milgrom, P. (1991). Multitask principal-agent analyses: Incentive contracts, asset ownership, and job design. Journal of Law, Economics and Organization, 7(S), 24-52.
Imberman, S. A., & Lovenheim, M. F. (2015). Incentive strength and teacher productivity: Evidence from a group-based teacher incentive pay system. Review of Economics and Statistics, 97(2), 364-386.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2019a). Catálogo de escolas. http://portal.inep.gov.br/web/guest/dados/catalogo-de-escolas
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. (2019b). Microdados SAEB. http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/resultados
Jacobson, S. L. (1989). The effects of pay incentives on teacher absenteeism. Journal of Human Resources, 24(2), 280-286.
Johnson, S. M. (1986). Incentives for teachers: What motivates, what matters. Educational Administration Quarterly, 22(3), 54-79. https://doi.org/10.1177/0013161X86022003003
Kamski, I., & Schmitz, H. (2018). Características da escola em tempo integral na Alemanha: Um olhar analítico. Revista Brasileira de Educação, 23(1), 1-19. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230066
Kingdon, G. G., & Teal, F. (2007). Does performance related pay for teachers improve student performance? Some evidence from India. Economics of Education Review, 26(4), 473-486. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2006.02.007
Lépine, A. (2016). Teacher incentives and student performance: evidence from Brazil. University of São Paulo (FEA-USP), 2016. http://www.repec.eae.fea.usp.br/documentos/AndreaLepine_18WP.pdf
Mattiello, C. C. (2019). Relação entre ensino em tempo integral no Brasil e desempenho educacional. (Dissertação de mestrado) - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, Vitória, ES, Brasil. http://legado.fucape.br/_public/producao_cientifica/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Andr%C3%A9%20Giestas%20Ferre.pdf
Monteiro, J. (2015). Gasto público em educação e desempenho escolar. Revista Brasileira de Economia, 69(4), 467-488. https://doi.org/10.5935/0034-7140.20150022
Muralidharan, K., & Sundararaman, V. (2011). Teacher performance pay: Experimental evidence from India. Journal of Political Economy, 119(1), 39-77. https://doi.org/10.1086/659655
Oshiro, C. H., Scorzafave, L. G., & Dorigan, T. A. (2015). Impacto sobre o desempenho escolar do pagamento de bônus aos docentes do ensino fundamental do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Economia, 69(2), 213-249. https://doi.org/10.5935/0034-7140.20150010
Parente, C. D. M. D. (2016). Programa Mais Educação e modelos de educação em tempo integral. Cadernos de Educação, 1(54), 152-169. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i54.10022
Ree, J., Muralidharan, K., Pradhan, M., & Rogers, H. (2015). Double for nothing? Experimental evidence on an unconditional teacher salary increase in Indonesia. [Working Paper Nº 21806]. National Bureau of Economic Research, Cambridge, MA. https://www.nber.org/papers/w21806.pdf
Santos, N. D. A., Pereira, L. A., & Rodrigues, D. S. (2018). Relationship between performance of the FunDeb municipal board and active and passive waste. BBR. Brazilian Business Review, 15(5), 460-474. https://doi.org/10.15728/bbr.2018.15.5.4
Secretaria da Educação - SEDU. (2019). Bônus Desempenho da Sedu será pago no fim de julho. https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/bonus-desempenho-da-sedu-sera-pago-no-fim-de-julho.
Sprietsma, M., & Waltenberg, F. (2005). The Impact of Teachers’ Wages on Students’ Performance in the Presence of heterogeneity and endogeneity, evidence from Brazil. [Working Paper Nº 2005_008]. Department des Sciences Economiques de l'Université catholique de Louvain. https://sites.uclouvain.be/econ/DP/IRES/2005-8.pdf
Stadler, A., Reis, E. A. D., Arantes, E. C., & Corso, J. M. D. (2017). Study on professors’ perception with respect to higher education institutions’ socially responsible initiatives. BBR. Brazilian Business Review, 14(6), 592-608. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.6.3
Swanson, B. B., & Koonce, P. M. (1986). Teacher incentives: Is merit pay enough? Action in Teacher Education, 8(3), 87-90. https://doi.org/10.1080/01626620.1986.10519309
Tavares, P., & Ponczek, V. (2019). Teacher pay and student performance: Evidence from Brazil. Brazilian Review of Econometrics, 38(2), 197-219. https://doi.org/10.12660/bre.v38n22018.73437
Xerxenevsky, L. L. (2012). Programa Mais Educação: avaliação do impacto da educação integral no desempenho de alunos no Rio Grande do Sul (Dissertação de mestrado). Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3924
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.