Práticas do trabalho docente universitário como práticas sociais inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2024.88862Palavras-chave:
práticas sociais inclusivas, trabalho docente, universidade, diversidade, limites institucionaisResumo
Contextualização: A universidade deve ser vanguarda à redução dos efeitos das desigualdades sociais. Nesse cenário, docentes constituem atores decisivos, cujo trabalho situa-se como ponto de conexão entre contexto social estruturado e possibilidade de mudanças.
Objetivo: Objetivamos, portanto, compreender como as práticas do trabalho docente podem se constituir como práticas sociais inclusivas.
Método: O lócus da pesquisa foi a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Realizamos cinco entrevistas semiestruturadas em profundidade com docentes que desenvolvem ações de extensão e de pesquisa relacionadas à diversidade humana na concepção social do tema. Centramos o enquadre teórico-metodológico na perspectiva dialético-relacional da Análise de Discurso Crítica transdisciplinar de Chouliaraki e Fairclough (1999).
Resultados: As práticas desenvolvidas pelos docentes caracterizam-se como práticas sociais inclusivas pois intervêm e alteram o contexto local permeado de ideologias hegemônicas que asseveram desigualdades e provocam mudanças sociais por meio de discursos e eventos.
Conclusões: O trabalho docente é mais do que apenas uma importante ferramenta na quebra de paradigmas vigentes, mas também um instrumento de prática de diversidade em universidades públicas. Tais práticas podem estar alinhadas institucionalmente às organizações universitárias, mas podem ir além, tornando-se cotidianas e ultrapassando os limites institucionais.
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