O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: um Mapeamento Sistemático

Cristiani Hembecker Bonfim, Luciana de Sousa Alves da Silva, Rita de Cássia Gomes da Silva, Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Francisco Adelton Alves Ribeiro

Resumo


O artigo discute a temática do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tendo como pano de fundo o contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia espalhados pelo país. Trata-se de uma pesquisa de caráter eminentemente bibliográfico, em que foi feito um trabalho de revisão dos artigos produzidos sobre essa temática nos últimos sete anos e disponibilizados nas bases de dados que compõem o Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada para este levantamento foi a de Mapeamento Sistemático e o objetivo do trabalho foi identificar quais temáticas têm sido pesquisadas sobre o Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, os artigos selecionados foram classificados em cinco temas, a saber: currículo integrado, formação docente, experiências de conhecimentos específicos, contribuições ao processo de ensino-aprendizagem, e associação entre trabalho e juventude. Deste modo, será possível indicar os aspectos que mais contribuem com o desenvolvimento real da concepção de formação humana integral e os que ainda carecem de pesquisas na área.

 


Palavras-chave


Formação humana integral; Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; técnica de prospecção.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; CRUZ, Juliane Barros. Juventudes e Educação Profissional: um estudo de caso junto aos jovens que cursam o Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no IFCE – Campus Fortaleza. Revista Educação e Emancipação, v.9, n. 3, p. 39-61, 2017.

A ordem criminosa do mundo. Produção de Fabio Diaz e Julieta Falguera. Direção de Juan Antonio Sacaluga. Espanha: Enportada TVE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2018.

ARAUJO, Ana Cláudia Uchôa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. A avaliação do currículo do Ensino Médio Integrado no Proeja: um diálogo com Cronbach. Revista Espaço do Currículo, v.4, n.2, p. 322-336, 2012.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v.52, n.38, p. 61-80, 2015.

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, v. 7, n. 2, p. 5-25, 2001.

BATISTA, Alison Pereira; OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa; MELO, José Pereira de. Corpo, Aprendizagem e cultura de movimento: uma experiência pedagógica com o ensino do conteúdo jogo nas aulas de Educação Física do IFRN. Holos, v.6, p. 237-248, 2013.

BATISTA, Alison Pereira; SOUZA FILHO, Moysés de; OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de; SOUZA, Hunaway Albuquerque Galvão de; MELO, José Pereira de. Possibilidades e desafios da Educação Física como componente curricular no processo de expansão regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Holos, v.4, p. 492-501, 2014.

BONA, Aline Silva De; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz. Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática. Revista Thema, v.10, ed.1, p. 76-94, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 29 de dezembro de 2008.

_________, MEC. Censo Escolar 2016. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2018.

_________, MEC. Censo Escolar 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2017. Disponível em: Acesso em: 12 dez. 2018.

Felipe, Sônia Teresinha. O Conceito de Utopia na proposta Paulofreireana. Revista de Ciências Humanas, v. 3, n. 6, 1984.

FIGUEIREDO, Carlos Vinícius da Silva; GANDRA, Lucas Pereira. Formação de Professores/Educação Profissional: o perfil do docente ingressante no IFMS Campus Coxim. Holos, v.2, p. 47-56, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p. 71-87, 2001.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa.

Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRUMM, Cristiane Aparecida Fontana; VIEIRA, Solange Francieli; BRITO, Liliane Martins de. A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em videira, Santa Catarina. Holos, v.2, p.143-153, 2014.

INSTITUTO Federal de Brasília. Rede Federal é destaque na principal avaliação da educação básica do mundo. Criado em 08 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2018.

KROETZ, Ketlin; BALESTRIN, Glauce Agnes. Um estudo sobre a formação integrada do aluno na perspectiva dos professores. Revista Thema, v.15, ed.3, p. 822-833, 2018.

LOPES, Marcos Venícios de Oliveira. Sobre estudos de casos e relatos de experiências... Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 13, n. 4, 2012.

LOPES, Nayane Santos; DUARTE, Flávia Karolina Lima. Uma proposta de ensino do gênero resumo escolar em um curso técnico integrado ao ensino médio. Revista Prática Docente, v.2, ed.2, p. 229-240, 2017.

MANNHEIM, Karl. Ideologia e utopia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEOPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

METZNER, Andreia Cristina; FERREIRA, Heidi Jancer; NUNES, Hudson Fabricius Peres; SO, Marcos DRIGO, Roberto Alexandre Janotta. Contribuição da Educação Física para o Ensino Médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Motrivivência, v.29, n.52, p. 106-123, 2017.

MIRANDA, Fernanda Luzia de Almeida; PINO, José Cláudio Del. O desafio de transformar experiências individuais em práticas coletivas: perspectivas para a efetiva inclusão escolar. Revista prática docente. v.3, n.1, p. 295-315, 2018.

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos L. Lima; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.20, n.63, p. 1057-1080, Out/dez. 2015.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. [s.l], p.1-30, 2008. Disponível em:

do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf.>. Acesso em: 05 dez. 2018.

ROCHA, Fábio Gomes; NASCIMENTO, Bruno Alves Reis; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Um modelo de mapeamento sistemático para a educação. Cadernos da Fucamp, v.17, n.29, p. 1-6, 2018.

SANTOS, Adelcio Machado dos; SILVA, Everaldo da; COSTA, Alexandre Carvalho; BORGHETTI, Liz Barbara. Ensino e aprendizagem na visão do estudante. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, ed.4, p. 2193-2209, 2017.

SANTOS, Fernanda Pereira; NUNES, Célia Maria Fernandes; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A Busca de um Currículo Interdisciplinar e Contextualizado para Ensino Técnico Integrado ao Médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.31, ed.57, p. 517-536, 2017.

SANTOS, Tiago Borges dos. Integrando saberes: reflexão sobre o currículo do Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional Técnica no Instituto Federal de Brasília. Revista Eixo, v.1, ed.2, p. 57-71, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, p. 152-180, jan/abr, 2007.

SILVA, José Moisés Nunes da. Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores. Cadernos de Pesquisa, v.23 (especial), p.139-151, 2016.

SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise Nogueira. O Ensino Médio Integrado no contexto da Avaliação por Resultados. Educação & Sociedade, v.39, ed.144, p. 567-583. 2018.

SILVA, Luzinete Moreira da; BARROS JR, Bartolomeu Lins de; LATORRE, Alessandra da S. Luenga. O conselho de classe como um espaço de contradições e formação do trabalho educativo no IF-SERTÃO, Campus Petrolina. Holos, v. 2, p. 87-97, 2014.

TOMINAGA, Mirta Rie de Oliveira; CARMO, Jefferson Carriello do. Formação profissional de nível médio: o ensino médio integrado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Interações (Campo Grande), v.16, ed.1, p. 189-200, 2015.

TURMENA, Leandro; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão. Revista Diálogo Educacional (PUC/PR), v. 17, p. 1067-1084, 2017.

VIEIRA, Vanice da Silva Freitas; CURI, Edda. Situações Propostas no Livro Didático de Matemática Utilizado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Contexto e Aplicações. Vértices, v.18, ed.3, p. 51-71. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i21.40196

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Labor

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 750 - Quadra da FACED - Prédio do NUPER - Benfica -

CEP 60020-060 - Fortaleza - CE - Ver mapa
Fone: (85) 3366 7435 Fone: +55 (85): 99939-7124

Prédio do NUPER - Térreo

Email : labor@ufc.br

 

Website Hit Counter