Ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral

Autores

  • Daniel Oliveira da Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Fábio Francisco de Almeida Castilho Instituto Federal de Alagoas - IFAL

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.44189

Palavras-chave:

Ensino de filosofia. Educação. Formação omnilateral. Trabalho.

Resumo

O presente artigo, parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), destina-se a fazer uma reflexão sobre o ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral, refletindo sobre as noções de trabalho como princípio educativo e a educação politécnica. De cunho bibliográfico, a pesquisa é abordada a partir de três pontos: as relações entre Filosofia e Educação; o trabalho como princípio educativo na formação humana; e, por último, a educação politécnica baseada na concepção de formação omnilateral.

Biografia do Autor

Daniel Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Discente do Mestrado Profissionalizante em Educação Profissional do IFAL

Fábio Francisco de Almeida Castilho, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), Edital n. 02/2017, Rede Nacional, Polo Maceió. Membro dos grupos de pesquisa GEPEPT e GENTELLI. Tem experiência na área de História e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Transição da mão de obra, Elites Políticas, Republicanismo, Ensino e elaboração de Produtos na Educação Profissional. 

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. – 3. ed. revista – São Paulo: Moderna, 2003.

BONAMIGO, Carlos Antônio. Limites e possibilidades históricas à educação omnilateral. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n.1, p. 83-101, jan/jun, 2014.

BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, Natal, v.55, n.45, pp.101-126, jul./set, 2017. Disponível em: illkm.pdf. Acesso em: 05 nov. 2019

CIAVATTA, Maria. O Ensino Integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho e Educação. Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan/abr, 2014.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.

COELHO, Maria Inês Matos; COSTA, Anna Edith Bellico da (Org). A educação e a formação humana: tensões e desafios na contemporaneidade. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. 29. ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação dos trabalhadores. In: COSTA, Hélio; CONCEIÇÃO, Martinho (Org). Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: cut, 2005.

GRABOWSKI, Gabriel; KUENZER, Acácia Zeneida. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22–32, 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4983. Acesso em: 11 de maio de 2019

Kuenzer, Acácia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. – 2. Impressão. – Brasília: INEP, 1991.

LESSA, Sérgio e TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. – 1. ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos e PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

KOHAN, Walter Omar (org.); CERLETTI, Alejandro A. [et al.]. Filosofia: caminho para seu ensino. – Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MACENO, Talvanes Eugênio. A Impossibilidade da Universalização da Educação. – São Paulo: Instituto Lukács, 2019.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Volume I – Livro Primeiro. Tradução: Regis Barbosa e Flávio R. Kohte. 3. ed. – São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARK, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. 1º Capítulo seguido das Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Centauro Editora, 1984.

MARK, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Tradução Antonio Carlos Braga. 1. ed. São Paulo: Lafonte, 2018.

MARK, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. [e-book] Campinas: Navegando Publicações, 2011. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/textos-sobre-educacao-e-ensino. Acesso em: 20 abril de 2020.

MASCARENHAS, Ângela Cristina Belém. O trabalho e a identidade política da classe trabalhadora. Goiânia: Alternativa, 2002.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. – 2. ed. – São Paulo: Boitempo, 2008.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: Dualidade histórica e perspectiva de integração. IN: HOLOS. Ano XXIII, Vol. 2, 2007. Revista eletrônica do CEFET-RN. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11. Acesso em: 11 maio 2019.

NISKIER, Arnaldo. Educação em primeiro lugar. 2. ed. – São Paulo: Moderna, 1992.

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990.

NOSELLA, Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.12, n.34, pp.137-151, 2007, [online]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141324782007000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 maio 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do ensino médio integrado. (Versão ampliada de outro título “Concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional”, neste foi incorporado discussões realizadas no seminário promovido pela Secretária de Educação do Estado do Pará nos dias 08-09/maio), 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 11 maio 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] – Dados eletrônico (1 arquivo: 585kilobytes). – Curitiba, 2014: Instituto Federal do Paraná. – (coleção formação pedagógica; v. 5).

SANDRINI, Marcos. As origens gregas da filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Ferretti, Celso J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico -ontológica. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, pp. 422-433, dezembro, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S 14132 4782010000300002 lng=en&nrm=iso. Acesso em 11 de abril de 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, pp. 619-634, dezembro, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022006000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em 13 de abril de 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2007.

TEIXEIRA, Anísio. Filosofia e educação. Rev. Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.32, n.75, jul./set. pp.14-27, 1956. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html. Acesso em 13 de abril de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

SILVA, Daniel Oliveira da; CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. Ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 511–525, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.44189. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44189. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.