Ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral

  • Daniel Oliveira da Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Fábio Francisco de Almeida Castilho Instituto Federal de Alagoas - IFAL
Palavras-chave: Ensino de filosofia. Educação. Formação omnilateral. Trabalho.

Resumo

O presente artigo, parte integrante de uma pesquisa em desenvolvimento em nível de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), destina-se a fazer uma reflexão sobre o ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral, refletindo sobre as noções de trabalho como princípio educativo e a educação politécnica. De cunho bibliográfico, a pesquisa é abordada a partir de três pontos: as relações entre Filosofia e Educação; o trabalho como princípio educativo na formação humana; e, por último, a educação politécnica baseada na concepção de formação omnilateral.

Biografia do Autor

Daniel Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Discente do Mestrado Profissionalizante em Educação Profissional do IFAL

Fábio Francisco de Almeida Castilho, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), Edital n. 02/2017, Rede Nacional, Polo Maceió. Membro dos grupos de pesquisa GEPEPT e GENTELLI. Tem experiência na área de História e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Transição da mão de obra, Elites Políticas, Republicanismo, Ensino e elaboração de Produtos na Educação Profissional. 

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Publicado
2020-12-22
Como Citar
SILVA, D. O. DA; CASTILHO, F. F. DE A. Ensino de filosofia numa perspectiva de formação humana omnilateral. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 511-525, 22 dez. 2020.
Seção
Artigos