Reflexões sobre a docência na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44352Palavras-chave:
Educação profissional. Competência docente. Prática docente. Teoria da atividade.Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica cresce em importância no contexto atual de grande dinamismo tecnológico e mudanças significativas no mundo do trabalho. Torna-se, assim, importante refletir sobre a docência nesse campo, sobretudo diante dos desafios da educação referenciada em qualidade social e em direitos humanos. Este artigo é produto de revisão de literatura apoiada em artigos, livros, dissertações e teses sobre esse tema. Oferece elementos históricos e teóricos de interesse para a pesquisa e ações destinadas à formação pedagógica e ao desenvolvimento profissional docente pertinentes às particularidades desse contexto. Agrega, ainda, a essa discussão referenciais utilizados ordinariamente na designação do profissional considerado professor-referência.
Referências
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Diário Oficial da União - Seção 1 - 15/1/1937, Página 1210 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 30 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF: Diário Oficial da União [2018]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 8 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília, DF: Diário Oficial da União [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5540.htm. Acesso em 8 set. 2019.
BRASIL. Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 2 fev. 2019.
BRASIL. MEC. MTE Portaria Interministerial nº 5, de 25 de abril de 2014. Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional – Rede Certific. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 mai. 2014. v. 82, p. 14. 2014a.
BRASIL. MEC. Setec. Portaria SETEC/MEC nº 8, de 2 de maio de 2014. Regulamenta o desenvolvimento de processos de certificação profissional no âmbito da Rede Nacional de Certificação Profissional – Rede Certific. Brasília, DF: 2 de maio de 2014b.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.
LEONTIEV, A. N. Atividade e consciência. Trad. de Marcelo José de Souza e Silva. Dialectus, ano 2, n. 4, jan.-jun. 2014, p. 184-210. Disponível em: <http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/article/view/122/81>.
LEONTIEV, A. N. A formação da personalidade. In: LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência, personalidade. Cap. 5. Atividade e personalidade. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/activ_person/cap05.htm.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIMA, N. V.; CUNHA, D. M. Saberes docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982018000100119&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 fev. 2020.
MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, v.1, n. 1, jun. 2008a.
MACHADO, L. R. de S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008b, v. 8, p. 67-82.
MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e Proeja. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011.
MACHADO, L. R. de S.. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação (UFMG), n. 22, 2013, p.77-93. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423>
MACHADO, L. R. de S.. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: TVescola. Programa Salto para o futuro. Ensino médio integrado à educação profissional. Boletim 7, maio/junho de 2006, p. 51-68. Setembro de 2006.
MACHADO, L. R. de S.. Formação docente para a educação profissional: limites e possibilidades de institucionalização. Cad. Pesq., v. 26, n. 4, out./dez., 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p200-216.
MACHADO, T. S. C.; MACHADO, L. R. de S.. A teoria da atividade de Alexei N. Leontiev e sua abordagem sobre a correlação entre motivos e sentidos pessoais. Trabalho & Educação (UFMG), n.27, p.151-164, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9764/6890..
MARCEL, J.; CRUZ, G. B. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 363-380, mar. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000100363&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 23 fev. 2020.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PANASSIAN, M. L.; RIBEIRO, F.D.; A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3094.
NÓVOA, A. (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. São Paulo: Unesp, 1996.
SAUL, A. M. Uma nova lógica para a formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JÚNIOR, C. (Orgs.). Formação do educador: Dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 95-112.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª. Ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VEIGA, I. P.; D’ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
VOLPATO, G. Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, p.333-351, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).