Constituição identitária do professor do ensino técnico de nível médio
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60205Palavras-chave:
Identidade profissional. Ensino técnico. Professor de educação tecnológicaResumo
Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com professores de ensino técnico nível médio que atuam em escolas do Centro Paula Souza, no estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados foram produzidos com entrevistas narrativas feitas com cinco docentes (três do sexo masculino e duas do feminino), de diferentes unidades escolares. Objetiva-se, neste texto, buscar indícios da constituição da identidade desse profissional a partir da experiência vivida e percebida por ele na prática docente. Desses cinco docentes, dois eras licenciados, os demais tiveram formação técnica e não tinham intenção de ser professores. No entanto, ao ingressarem na rede de ensino foram se identificando com a profissão dadas as boas condições de trabalho docente; eles se sentem valorizados na instituição. Eles se constituíram professores no exercício da profissão docente e constroem a identidade profissional nas relações interpessoais com alunos e colegas. O ambiente institucional favorece a realização de trabalhos coletivos e os professores se sentem com status por participar da rede.
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