O currículo integrado no ensino médio técnico do IEMA:
uma percepção dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.61544Palavras-chave:
Currículo integrado, Ensino médio, Formação humana e profissionalResumo
Este artigo se pauta em uma pesquisa de mestrado sobre o currículo integrado do ensino médio técnico do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), localizado no município de Bacabeira, Analisou-se a contribuição da proposta curricular desse Instituto para a formação humana e profissional dos alunos, tendo-se como foco o currículo integrado em tempo integral. As percepções dos alunos do 3º ano do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto constituíram-se como ponto fundamental para a compreensão daquela contribuição, obtidas pela aplicação de questionários preformados e pela técnica do grupo focal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada em vários estudiosos, como: Bernstein (1996), Frigotto (2004), Santomé (1998), Lopes (2006), entre outros. Fundamentamo-nos também em documentos do Modelo da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que são norteadores da Proposta Pedagógica do IEMA. A pesquisa permitiu-nos uma visão mais acurada da percepção dos alunos sobre o currículo integrado em tempo integral no Ensino Médio do IEMA, expressa por eles como um currículo que vai além de um instrumento meramente técnico na medida em que proporciona a profissionalização ligada a uma formação humana integral materializada no Projeto de vida. Permitiu-nos também compreender que a organização contextualizada do tempo e da rotina de estudo estabelecida entre alunos e equipe escolar é fundamental na concretização de uma proposta de integração curricular.
Referências
BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Ensino Médio: desafios e reflexões. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (org). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
GIROUX, Henry, A.; SIMON, Roger. Cultura Popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, cultura e sociedade. 12 ed. São Paulo: Cortez,
2011. p. 107-140.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
LOPES, Alice R. C. Integração e disciplinas nas políticas de currículo. In: LOPES, Alice R. C; MACEDO, Elizabeth F. de; ALVES, Maria Palmira C. (org). Cultura e Política de Currículo. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006, p.139-160.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. p.60.
MARANHÃO. Regimento Geral. Estabelecido para complementar e normatizar as disposições emanadas da Lei nº 10.385, de 21 de dezembro de 2015, que reorganizou o IEMA. Diário Oficial do Estado do Maranhão: São Luís, MA, ano 109, n. 65, p. 2 - 19, 8 abr. 2016. Disponível em: http://www.secti.ma.gov.br/files/2015/04/Regimento-Geral-do-IEMA.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.
MARANHÃO. Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI. Proposta Pedagógica das Unidades Plenas: Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs). São Luís, MA, 2016. Disponível em: http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2017/01/PROPOSTA-PEDAG%C3%93GICA-DO-IEMA-2017.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
MOLL, Jaqueline. (org.) Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, DF, 2009. Série Mais Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf. Acesso em: 22 ago. 2019.
PERNAMBUCO. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE. Modelo Pedagógico da Escola da Escolha e seus princípios educativos.1. ed. Recife, 2015. 56 p. Disponível em: http: http://www.secti.ma.gov.br/files/2016/10/MP-PRINCIPIOS-EDUCATIVOS.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
ROSA, Karyanne Moreira da Silva Nogueira. Currículo integrado no ensino médio: a percepção dos alunos dos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA. Orientador: Prof.ª Dr.ª Ilma Vieira do Nascimento. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
SANTOMÉ, Jurjo T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).