O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33513Keywords:
Lênin, Educação Política, Revolução,Abstract
Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.
abstract
In this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspectsReferences
BORON, Atílio. Actualidad de “Que hacer?” de Lenine, disponível in: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=7718. Acesso em 11 de abril de 2014.
LÉNINE: Biografia, Lisboa/Portugal: Edições Avante, 1984.
LÊNIN, Vladimir Ulianov. “As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo”, in: As três fontes, 4ª reimpressão, São Paulo: Expressão Popular, 2009.
____ “Discurso na conferência de toda a Rússia dos comitês de instrução política das seções de Gubérnia e Uezd da instrução pública”, in Obras Escolhidas, Tomo 3, Lisboa/Portugal: Edições Avante, 1982.
_____ Que fazer?, 2ª ed., Lisboa/Portugal: Editorial Avante, 1978.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel, São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital, São Paulo: Boitempo, 2008.
SERGE, Victor. Memórias de um revolucionário, São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).