The social function of the Federal Institutes of Education:
a study on the Research and Extension actions of the IFMG Santa Luzia
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60220Keywords:
Rede Federal de Educação Tecnológica. Função social. Integração Ensino-Pesquisa-Extensão. Docente.Abstract
This paper aims to highlight the importance of Research and Extension to reach the social function of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and its impact on local and regional development in the city of Santa Luzia-MG. To this end, it was decided to follow a descriptive approach, of a qualitative and quantitative character, based mainly on documentary research, with constant support from bibliographic research. The results achieved point out that it is necessary to rethink the Research and Extension actions so that the Federal Institutes’s social function is widely exercised, along with the Teaching activities.
References
BRASIL. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
BRASIL. Lei n° 11.892, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 253, p. 1-3, 30 dez. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Portaria n° 246, 15 de abril de 2016. Dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e define normas e parâmetros para a sua implementação. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 89, p. 30-37, 11 maio 2016.
BOISIER, Sergio. Desarrollo (local):¿ De qué estamos hablando?. In: VÁSQUEZ BARQUERO, Antonio; MADOERY, Oscar (ed.). Transformaciones globales, instituciones y políticas de desarrollo local. Rosario: Homo Sapiens, 2001.
BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
DALLABRIDA, Valdir Roque. Desenvolvimento Regional: por que algumas regiões se desenvolvem e outras não? Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Minas Gerais). Resolução nº 56 de 01 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento para Normatização da Atividade Acadêmica dos Docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG. Belo Horizonte: CONSUP, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Minas Gerais). Resolução nº 14 de 15 de junho de 2016. Dispõe sobre alteração do Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. Belo Horizonte: CONSUP, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Santa Luzia-MG). Relatório da Comissão Própria de Avaliação - (CPA) Local 2018. Fevereiro de 2019. Santa Luzia-MG: IFMG-SL, 2019.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Organização da educação profissional e tecnológica por eixos tecnológicos. Linhas Críticas, v. 16, n. 30, p. 1-22, 2010.
MAGAGNIN, Renata Cardoso; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. A percepção do especialista sobre o tema mobilidade urbana. Transportes, v. 16, n. 1, p. 25-35, 2008.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter (org.). Ensino técnico, formação profissional e cidadania: a revolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Brasil). Portaria nº 17, de 11 de maio de 2016. Estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional,Científica e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 91, p. 50, 13 maio 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).