La función social de los Institutos Federales de Educación:

un estudio sobre las acciones de Investigación y Extensión del IFMG Santa Luzia

Autores/as

  • Carla da Silva Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia
  • Geisy Anny Venâncio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia)
  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60220

Palabras clave:

Rede Federal de Educação Tecnológica. Função social. Integração Ensino-Pesquisa-Extensão. Docente.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo resaltar la importancia de la Investigación y Extensión para alcanzar la función social de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología y su impacto en el desarrollo local y regional en la ciudad de Santa Luzia-MG. Con este fin, se decidió seguir un enfoque descriptivo, de carácter cualitativo y cuantitativo, basado principalmente en la investigación documental, con el apoyo constante de la investigación bibliográfica. Los resultados alcanzados señalan que es necesario repensar las acciones de Investigación y Extensión para que la función social de las Institutos Federales se ejerza ampliamente, junto con las actividades de enseñanza.

Biografía del autor/a

Carla da Silva Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia

Bacharel em Composição de Interiores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha de pesquisa Projeto de Arquitetura. Professora EBTT efetiva no IFMG, Campus Santa Luzia, atuando nos cursos de Design de Interiores e Técnico Subsequente em Paisagismo. Atuou como professora assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), instrutora no curso técnico de Design de Interiores no SENAC-RJ e professora substituta no Departamento de Artes e Representação da Escola de Belas Artes - UFRJ. Possui experiência como Designer de Interiores no desenvolvimento de projetos e consultorias técnicas para ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

Geisy Anny Venâncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus - Distrito Industrial, desde 2014. Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, em regime de Colaboração Técnica, de maio/2018 à agosto/2020. Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação a Distância, com habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Linhas de pesquisa: educação, Educação a Distância (EaD), ensino, tecnologias na educação, design instrucional, design, território.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos

Realizou pós-doutorado em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus São Gabriel). Possui doutorado e mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Campus Ilha Solteira), bacharelado em engenharia elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, licenciatura em matemática e física pela Faculdade Capixaba da Serra e habilitação para o magistério pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Unidade Barretos). É professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Extensão (Reitoria). No campus já ocupou as funções de Coordenador da Pós-graduação em Docência, Diretor de Ensino, Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica. Atua também no IFMG Ouro Branco como docente no Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenou, entre 2010 e 2012, projeto de cooperação internacional (Brasil-França) em educação profissional e tecnológica na área da indústria eletroeletrônica (financiado pelo MEC/SETEC). Coordenou, 2011/2013 e 2014/2017, a gestão educacional do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (financiado pela CAPES). Recebeu em 2013 dois prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisas voltadas à educação em ciências (conferido pelo CNPq). Desenvolve pesquisas, principalmente, nas áreas de educação em engenharia, ensino de ciências e matemática, informática na educação, educação a distância e desenvolvimento cognitivo. É membro do BASis do INEP/MEC como avaliador de cursos superiores presenciais e a distância.

Citas

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Publicado

2020-12-21

Cómo citar

BASTOS, Carla da Silva; VENÂNCIO, Geisy Anny; VIEIRA JUNIOR, Niltom. La función social de los Institutos Federales de Educación: : un estudio sobre las acciones de Investigación y Extensión del IFMG Santa Luzia. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 252–278, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60220. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60220. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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