The entrepreneurial idea in the management of the Professional Education Schools of Ceará

reflections on the Socioeducative Entrepreneurial Technology (TESE)

Authors

  • Maria Elly Krishna dos Santos Pereira UECE
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Paula Trajano de Araujo Alves Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.67992

Keywords:

Trabalho. Educação. EEEP. TESE.

Abstract

Work and education are activities that accompany the development of the human being as a social being. In contemporary Capitalism the project for Education has been to subscribe it to a tool for the rapid formation of a workforce adapted to the new demands of flexible production. In view of this, the experience of Ceará with the State Schools of Professional Education - EEEP stands out as of 2008, as part of the federal program for the expansion of professional education. In these institutions, the company-school idea resulting from the management model based on the Socio-Educational Business Technology - TESE is put into practice. In EEEP, the discourse about the relationship between work and education is used as a tool to convince and naturalize an individualistic and meritocratic worldview. Therefore, the possibilities of resistance to this conception of education must be built precisely on the relationship between work and education. This article aims to briefly investigate the assumptions of business management put into practice in the EEEP, thus aiming to highlight the limits of the professionalization project. in high school as a mechanism for insertion into the job market and improving the quality of life. This investigation is based on the historical-dialectical method where we assume the object of study as a phenomenon in constant movement, identifying the relations and determinations of the particularities with the totality

Author Biographies

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, UECE

Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - IFCE(2019).Especialista em Docência em Geografia e práticas pedagógicas(2018). Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (2012).Atualmente é professora efetiva de Geografia - Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7661-8446

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ e Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5932-1106

Paula Trajano de Araujo Alves, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Mestranda em Ensino e Formação Docente no Programa Associado UNILAB/IFCE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política, Gestão Educacional e Formação de Professores- GEPGE/UFC, do(a) Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação. Graduada em Letras (Habilitação em Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande/PB e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Servidora Pública do Estado do Ceará (Professora de Língua Portuguesa).

References

ANDES. Projeto do capital para a educação - Volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. ANDES, 2020. Disponível em: < https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf >. Acesso em 02 de nov. de 2020.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. - [2.ed., 10.reimpr. rev. e ampl.]. - São Paulo, SP: Boitempo, 2009.

CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. 2° ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014a. p. 191 -231.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Câmara de Educação Básica. Resolução CEB 4/99. Aprovado em 08 de dezembro de 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação emancipadora. Revista Perspectiva, Florianópolis: EdUFSC, v. 19, n. 1, p.71-87, jan./jun., 2001

GRAMSCI, ANTONIO. Odeio os indiferentes: escritos de 1917.Selição, tradução e aparato crítico de Daniela Mussi e Álvaro Bianchi. São Paulo: Boitempo, 2020.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO -ICE. Modelo de gestão: tecnologia empresarial socioeducacional (TESE). Recife, 2010. Disponível em: <http://www.icebrasil.org.br/wordpress/index.php/programas/educacao-de-qualidade/escolasem-tempo-integral/modelo-de-gestao/>. Acesso em: 12 de abril de 2018.

LACÉ, Andréia Mello. O método dialético na teoria social de Marx: pesquisa conscienciosa e demorada. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 6, p. 37, 2016.

LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: trabalho na ontologia de Lukács. – 3. Ed. – Maceió: Coletivo Veredas, 2016.

LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Proletariado e sujeito revolucionário. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2006.

MONTEIRO, Raquel Araújo. Escolas estaduais de educação profissional do Ceará e a tecnologia empresarial socioeducativa: a transposição da lógica empresarial para a escola pública. 2015. 176p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará. 2015. MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v.1, p. 23-38, 2008.

OLIVEIRA, Ingredi Palmieri; NASCIMENTO, Ana Paula Leite ; Oliveira . O método em Marx: aproximações ao debate. In: VIII Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Políticas Sociais no século XX, 2012, Marília/SP. Anais do VIII Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Políticas Sociais no século XX, 2012.

SABINO, Thiago Chaves. A educação profissional no Ceará: o projeto ensino médio integrado sob a crítica marxista. 2015. 106p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará. 2015.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Revista Brasileira de Educação. v.12 n.34 jan./abr.2007. Ensino médio no século XXI: desafios, tendências e prioridades. – Brasília : UNESCO, 2003.

Published

2021-04-26

How to Cite

PEREIRA, Maria Elly Krishna dos Santos; SILVA, Solonildo Almeida da; ALVES, Paula Trajano de Araujo. The entrepreneurial idea in the management of the Professional Education Schools of Ceará : reflections on the Socioeducative Entrepreneurial Technology (TESE). Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 35–51, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.67992. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/67992. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.