Processes of precariousness of teaching work in times of Covid-19 pandemic:
an analysis from an ontological and historical notion of work
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71595Keywords:
Condições do trabalho docente. Trabalho e educação. Organização do trabalho.Abstract
This work aimed to analyze the processes of precariousness of teaching work in times of Covid-19 pandemic, from an ontological and historical perspective. The research was carried out through a bibliographical survey based on already consolidated literatures as well as recent publications about the impacts of the pandemic in Brazil, bringing as main lines the following aspects: the historical transformations that occurred in the labor world from the ontological conception of work; teaching and its main foundations and peculiarities; the precariousness of teaching in the context of the pandemic. This work concludes by revealing that the precariousness of teaching is not a privilege of the pandemic, but the great changes in teaching practice resulting from this health emergency made it more difficult. As a result of the overload, pressure and blending of personal and professional life, stress and illness are new conditions that educational literature is systematically beginning to show.
References
ALVES, L.P; SALAZAR, A.V; OLIVEIRA, E.A.M; O livro: História e Filosofia da Ciência: apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. v. 2, ed. Acadêmico, IFES. Vitória - ES, 2018.
ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo. 2020. E-book.
BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre. Penso. 2015.
BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES [online]. 1998, v. 19, n. 44 pp. 19-32. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003>. Epub 29 Abr 1999. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003. Acesso em: 31 Maio 2021.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Zahar, 1998
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 23 de Junho de 2021.
CASTILHO, M. L.; DA SILVA, C. N. N. A COVID-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 18–34, 2020. <https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41>. Acesso em: 23 Junho 2021.
FERNANDES, F. A. Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ª ed.São Paulo: Globo, 2006.
FERREIRA, L. H. & BARBOSA, A. B. (2020a). Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, 15, e2015483, 1-24. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076 Disponível em: < https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483/209209213434> Acesso: 19 de Maio de 2021.
FERREIRA, M. G. & BARBOSA, E. I. (2020b). Antagonismo do isolamento: o distanciamento que protege e vulnerabiliza frente ao contexto de pandemia. Health Residencies Journal (HRJ), 1(3), 1-5(editorial). Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/36 Acesso: 19 de Maio de 2021.
FEUERHARMEL, L. D. DE S.; LIMBERGER, V. Trabalho Docente na Pandemia: uma análise a partir de reportagens em mídia digital. Anais da Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, 2020. Disponível em: <https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornacad/article/viewFile/20894/1192613002> Acesso em: 30 de Maio de 2021.
INSFRAN, F. F. N.; PRADO, P. A.; FARIA, S. E. F.; LADEIRA, T. A.; SENTINELLI, T. A.; JUNIOR, W. B. A pandemia da covid-19 como vitrine da precarização do trabalho docente e da educação: desafios para o ensino em uma democracia fragilizada. Revista Eletrônica Arte de Educar. Edição Especial ii: educação e democracia em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52309> Acesso: 14 de maio de 2021.
KURZ. R.A origem destrutiva do capitalismo: a modernidade econômica encontra suas origens no armamentismo militar. Folha de São Paulo. 30.3.1997, p.3 c.5.
LIBÂNEO, J. C. Didática. - 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
LOSEKANN, G. C. B. R., & Mourão, H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53637. Disponível em: < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637> Acesso: 20 de Maio de 2021.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx- 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NETTO, M. B.; LUCENA, C. A. O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola. Acta Scientiarum. Education, v. 37, n. 4, p. 371-381, 1 out. 2015.. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24462. Acesso em: 23 de Junho de 2021.
NOVAIS, F. A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). [s.l.] Hucitec São Paulo, 1986.
ORNELLAS, T. C. F.; MONTEIRO, M. I. Aspectos históricos, culturais e sociais do trabalho. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, p. 552–555, 2006.
POCHMANN, M. O Livro: A década dos mitos. Ed. Contexto, São Paulo - SP, 2001.
PONTES, F. R., & ROSTAS, M. H. S. G. (2020). Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, 18 (ESPECIAL), 278-300. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923> Acesso em: 25 de maio de 2021.
QUEIROGA, F. (Org.). (2020). Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19. (Coleção O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho; 1). Porto Alegre: Artmed. Disponível em: Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923> Acesso: 18 de Maio de 2021.
RODRIGUES, R.S. Lutas, experiências e debates na América Latina - Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americano. Foz do Iguaçu - PR, 2015.
ROSENFIELD, C. L. Trabalho decente e precarização. Tempo Social, São Paulo, São Paulo, V. 23, n.01, p.247-268, jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12660 . Acesso em: 20 de Maio 2021.
SANTOS, A. L. L. et al. Reflexões sobre as condições de trabalho vivenciadas pelos docentes no contexto da pandemia de covid-19. Revista Eletrônica Arma da Crítica, n.14/dezembro 2020 issn 1984 -4735. Disponível em:< http://www.armadacritica.ufc.br/phocadownload/3-20reflexes%20sobre%20as%20condies%20de%20trabalho%20vivenciadas%20pelos%20docentes%20no%20contexto%20da%20pandemia%20de%20covid-19%20-.docx.pdf > Acesso: 11 de Maio de 2021.
SAVIANI, D. Formação e condições de trabalho docente. In: Revista Educação e Cidadania. Campinas: Alínea, 2007.
SILVA, A. M. (2019). A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 321-325. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29380
SILVA, A. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 587-610, 11 dez. 2020.
SOUZA, A. S. et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975> Acesso: 25 de Maio de 2021.
SOUZA, A. N. Professores, modernização e precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil II. São Paulo; Boitempo, 2013. (p. 217-227).
SOUZA, D. O. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00311143. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00311 Disponível em: < https://plu.mx/scielo/a/?doi=10.1590/1981-7746-sol00311> Acesso em: 26 de Maio de 2021.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).