Procesos de precariedad del trabajo docente en tiempos de la pandemia del Covid-19:
un análisis desde una noción ontológica e histórica del trabajo
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71595Palabras clave:
Condições do trabalho docente. Trabalho e educação. Organização do trabalho.Resumen
Este trabajo tuvo como objetivo analizar los procesos de precariedad del trabajo docente, en tiempos de pandemia del Covid-19, desde una noción ontológica e histórica del trabajo. La investigación se realizó a través de un ensayo bibliográfico basado en literaturas ya consolidadas, así como publicaciones recientes sobre los impactos de la pandemia en Brasil, trayendo como eje los siguientes aspectos: las transformaciones históricas que ocurrieron en el mundo del trabajo desde la concepción ontológica de trabajo; el trabajo docente y sus principales fundamentos y peculiaridades; la precariedad del trabajo docente en el contexto de la pandemia. Concluye revelando que la precariedad del trabajo docente no es un privilegio de la pandemia, pero los acentuados cambios en la docencia, producto de esta emergencia de salud dificultaron el trabajo del docente. A raíz de esta sobrecarga, las presiones, la fusión de la vida personal y laboral, el estrés y la enfermedad son nuevas condiciones que la literatura educativa comienza a denunciar sistemáticamente.Citas
ALVES, L.P; SALAZAR, A.V; OLIVEIRA, E.A.M; O livro: História e Filosofia da Ciência: apontamentos para auxiliar na contextualização de conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. v. 2, ed. Acadêmico, IFES. Vitória - ES, 2018.
ANTUNES, R. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo. 2020. E-book.
BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre. Penso. 2015.
BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES [online]. 1998, v. 19, n. 44 pp. 19-32. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003>. Epub 29 Abr 1999. ISSN 1678-7110. https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000100003. Acesso em: 31 Maio 2021.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Zahar, 1998
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2020, de 28 de abril de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 23 de Junho de 2021.
CASTILHO, M. L.; DA SILVA, C. N. N. A COVID-19 e a educação profissional e tecnológica: um panorama das ações de acompanhamento e enfrentamento da pandemia nos Institutos Federais. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 18–34, 2020. <https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/41>. Acesso em: 23 Junho 2021.
FERNANDES, F. A. Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ª ed.São Paulo: Globo, 2006.
FERREIRA, L. H. & BARBOSA, A. B. (2020a). Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, 15, e2015483, 1-24. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076 Disponível em: < https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483/209209213434> Acesso: 19 de Maio de 2021.
FERREIRA, M. G. & BARBOSA, E. I. (2020b). Antagonismo do isolamento: o distanciamento que protege e vulnerabiliza frente ao contexto de pandemia. Health Residencies Journal (HRJ), 1(3), 1-5(editorial). Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/36 Acesso: 19 de Maio de 2021.
FEUERHARMEL, L. D. DE S.; LIMBERGER, V. Trabalho Docente na Pandemia: uma análise a partir de reportagens em mídia digital. Anais da Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, 2020. Disponível em: <https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornacad/article/viewFile/20894/1192613002> Acesso em: 30 de Maio de 2021.
INSFRAN, F. F. N.; PRADO, P. A.; FARIA, S. E. F.; LADEIRA, T. A.; SENTINELLI, T. A.; JUNIOR, W. B. A pandemia da covid-19 como vitrine da precarização do trabalho docente e da educação: desafios para o ensino em uma democracia fragilizada. Revista Eletrônica Arte de Educar. Edição Especial ii: educação e democracia em tempos de pandemia. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52309> Acesso: 14 de maio de 2021.
KURZ. R.A origem destrutiva do capitalismo: a modernidade econômica encontra suas origens no armamentismo militar. Folha de São Paulo. 30.3.1997, p.3 c.5.
LIBÂNEO, J. C. Didática. - 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2013.
LOSEKANN, G. C. B. R., & Mourão, H. C. (2020). Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, 28, 71-75. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53637. Disponível em: < https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637> Acesso: 20 de Maio de 2021.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx- 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NETTO, M. B.; LUCENA, C. A. O trabalho como princípio educativo e a organização do trabalho pedagógico na escola. Acta Scientiarum. Education, v. 37, n. 4, p. 371-381, 1 out. 2015.. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.24462. Acesso em: 23 de Junho de 2021.
NOVAIS, F. A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). [s.l.] Hucitec São Paulo, 1986.
ORNELLAS, T. C. F.; MONTEIRO, M. I. Aspectos históricos, culturais e sociais do trabalho. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, p. 552–555, 2006.
POCHMANN, M. O Livro: A década dos mitos. Ed. Contexto, São Paulo - SP, 2001.
PONTES, F. R., & ROSTAS, M. H. S. G. (2020). Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, 18 (ESPECIAL), 278-300. https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923. Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923> Acesso em: 25 de maio de 2021.
QUEIROGA, F. (Org.). (2020). Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19. (Coleção O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho; 1). Porto Alegre: Artmed. Disponível em: Disponível em: <http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1923> Acesso: 18 de Maio de 2021.
RODRIGUES, R.S. Lutas, experiências e debates na América Latina - Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americano. Foz do Iguaçu - PR, 2015.
ROSENFIELD, C. L. Trabalho decente e precarização. Tempo Social, São Paulo, São Paulo, V. 23, n.01, p.247-268, jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12660 . Acesso em: 20 de Maio 2021.
SANTOS, A. L. L. et al. Reflexões sobre as condições de trabalho vivenciadas pelos docentes no contexto da pandemia de covid-19. Revista Eletrônica Arma da Crítica, n.14/dezembro 2020 issn 1984 -4735. Disponível em:< http://www.armadacritica.ufc.br/phocadownload/3-20reflexes%20sobre%20as%20condies%20de%20trabalho%20vivenciadas%20pelos%20docentes%20no%20contexto%20da%20pandemia%20de%20covid-19%20-.docx.pdf > Acesso: 11 de Maio de 2021.
SAVIANI, D. Formação e condições de trabalho docente. In: Revista Educação e Cidadania. Campinas: Alínea, 2007.
SILVA, A. M. (2019). A precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 321-325. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29380
SILVA, A. Da uberização à youtuberização: a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 587-610, 11 dez. 2020.
SOUZA, A. S. et al. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975> Acesso: 25 de Maio de 2021.
SOUZA, A. N. Professores, modernização e precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil II. São Paulo; Boitempo, 2013. (p. 217-227).
SOUZA, D. O. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00311143. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00311 Disponível em: < https://plu.mx/scielo/a/?doi=10.1590/1981-7746-sol00311> Acesso em: 26 de Maio de 2021.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).